A transposição didática é fundamentada por fatores que, a exemplo das teorias linguísticas e de currículo, devem ser passíveis de atenção e reflexão por parte dos educadores, para que, assim, orientem suas práticas pedagógicas. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de analisar a abordagem da flexão nominal de gênero em livros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD 2024. Metodologicamente, a partir de pesquisa documental e situada no campo da Linguística Aplicada (LA), há o estabelecimento de abordagem qualitativa e finalidade descritivo-explicativa. Para tanto, propõe-se um paralelo entre os pressupostos teóricos contemporâneos da morfologia acerca da flexão nominal de gênero (Gonçalves, 2016; Kehdi, 2004; Laroca, 2005; Mattoso, 1990; Souza-e-Silva e Koch, 2012) e o tratamento pedagógico dado a esse objeto de conhecimento nos livros didáticos de língua portuguesa do 6º ano de coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2024. Nesse sentido, de maneira específica, a presente investigação também se encarrega da identificação das tendências de Análise Linguística (AL) reveladas nesses materiais, com base nas proposições, principalmente, de Bezerra e Reinaldo (2020). Acrescido a isso, considerando que a pesquisa atual está voltada, de início, à abordagem da dimensão teórica, existe a possibilidade de, em oportunidade futura, direcioná-la para a conjuntura avaliativa, incluindo, assim, a análise da flexão nominal de gênero nas atividades propostas.