Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FERRAMENTA DE APOIO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114203
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7592
    "inscrito_id" => 17426
    "titulo" => "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FERRAMENTA DE APOIO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "As tecnologias educacionais compreendem diferentes recursos de natureza digital, empregados no processo de ensino-aprendizagem e podem ser instrumentos na implementação de metodologias ativas em sala de aula. As tecnologias assistivas No âmbito da educação inclusiva estas tecnologias, permitem que os discentes tenham maior facilidade na realização de atividades educativas ou em outros casos, permite que eles possam realizar atividades outrora não realizáveis. Este trabalho de caráter qualitativo busca através de uma revisão narrativa discutir sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, através do uso de Tecnologias Educacionais. Verificamos que as tecnologias assistivas aplicadas ao contexto da educação podem possibilitar maior autonomia e o desenvolvimento de habilidades em pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sendo uma ferramenta de inclusão. A formação docente também ocupa um papel importante, uma vez que estes profissionais devem ser capacitados para conduzir a prática de ensino respeitando e compreendendo a necessidade particular de cada discente e trabalhar para promover uma educação inclusiva. Com isso, percebe-se que desafios como, a inclusão digital e a formação docente são algumas peças importantes do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e devem ser trabalhadas de forma a construir um ambiente educacional inclusivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID17426_TB7592_16062024153936.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLEN BENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SUELLEN BENTO"
    "autor_email" => "suellenbento11@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114203
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7592
    "inscrito_id" => 17426
    "titulo" => "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FERRAMENTA DE APOIO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "As tecnologias educacionais compreendem diferentes recursos de natureza digital, empregados no processo de ensino-aprendizagem e podem ser instrumentos na implementação de metodologias ativas em sala de aula. As tecnologias assistivas No âmbito da educação inclusiva estas tecnologias, permitem que os discentes tenham maior facilidade na realização de atividades educativas ou em outros casos, permite que eles possam realizar atividades outrora não realizáveis. Este trabalho de caráter qualitativo busca através de uma revisão narrativa discutir sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, através do uso de Tecnologias Educacionais. Verificamos que as tecnologias assistivas aplicadas ao contexto da educação podem possibilitar maior autonomia e o desenvolvimento de habilidades em pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sendo uma ferramenta de inclusão. A formação docente também ocupa um papel importante, uma vez que estes profissionais devem ser capacitados para conduzir a prática de ensino respeitando e compreendendo a necessidade particular de cada discente e trabalhar para promover uma educação inclusiva. Com isso, percebe-se que desafios como, a inclusão digital e a formação docente são algumas peças importantes do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e devem ser trabalhadas de forma a construir um ambiente educacional inclusivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID17426_TB7592_16062024153936.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLEN BENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SUELLEN BENTO"
    "autor_email" => "suellenbento11@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As tecnologias educacionais compreendem diferentes recursos de natureza digital, empregados no processo de ensino-aprendizagem e podem ser instrumentos na implementação de metodologias ativas em sala de aula. As tecnologias assistivas No âmbito da educação inclusiva estas tecnologias, permitem que os discentes tenham maior facilidade na realização de atividades educativas ou em outros casos, permite que eles possam realizar atividades outrora não realizáveis. Este trabalho de caráter qualitativo busca através de uma revisão narrativa discutir sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, através do uso de Tecnologias Educacionais. Verificamos que as tecnologias assistivas aplicadas ao contexto da educação podem possibilitar maior autonomia e o desenvolvimento de habilidades em pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sendo uma ferramenta de inclusão. A formação docente também ocupa um papel importante, uma vez que estes profissionais devem ser capacitados para conduzir a prática de ensino respeitando e compreendendo a necessidade particular de cada discente e trabalhar para promover uma educação inclusiva. Com isso, percebe-se que desafios como, a inclusão digital e a formação docente são algumas peças importantes do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e devem ser trabalhadas de forma a construir um ambiente educacional inclusivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.