Este artigo tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Acompanhamento Discente (NAD) do IFRN, campus avançado Natal Zona Leste, na perspectiva de minimizar a evasão dos alunos de graduação na modalidade EaD. O NAD é composto por uma equipe disciplinar que atua junto aos cursos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do IFRN, sistematizando ações que promovam o acesso, permanência e êxito dos discentes e atuando de maneira efetiva no intuito de diagnosticar os fatores que originam a evasão dos alunos, com vista a articular coletivamente estratégias de fomento à permanência desses discentes em seus cursos de ingresso. A pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório, com estudos bibliográficos, à luz de autores como LAVILLE (2005), MRECH (2011), BORTOLANZA (2022), e SETZER (1997) e de campo, tendo como procedimentos para construção dos dados a ferramenta formulário Google Forms. O campo empírico se constitui do referido IFRN/UAB/EaD. Os sujeitos da pesquisa são coordenadores de curso e pedagogos da equipe multidisciplinar do NAD. Como resultados, o NAD vem consolidando ações na sistemática do funcionamento dos cursos ofertados, primando pela realização de uma comunicação mais próxima ao aluno, ganhando consistência e reconhecimento no meio acadêmico. Com isso, enfatiza-se que o IFRN/UAB/EaD, por meio do NAD, tem pautado suas ações no tripé de garantia do acesso, permanência e êxito dos seus discentes, conforme as diretrizes das políticas educacionais nacionais.