AS AÇÕES DO NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE - NAD PARA EVITAR À EVASÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO IFRN/EAD, CAMPUS AVANÇADO NATAL ZL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110321 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2056 "inscrito_id" => 10129 "titulo" => "AS AÇÕES DO NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE - NAD PARA EVITAR À EVASÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO IFRN/EAD, CAMPUS AVANÇADO NATAL ZL" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Acompanhamento Discente (NAD) do IFRN, campus avançado Natal Zona Leste, na perspectiva de minimizar a evasão dos alunos de graduação na modalidade EaD. O NAD é composto por uma equipe disciplinar que atua junto aos cursos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do IFRN, sistematizando ações que promovam o acesso, permanência e êxito dos discentes e atuando de maneira efetiva no intuito de diagnosticar os fatores que originam a evasão dos alunos, com vista a articular coletivamente estratégias de fomento à permanência desses discentes em seus cursos de ingresso. A pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório, com estudos bibliográficos, à luz de autores como LAVILLE (2005), MRECH (2011), BORTOLANZA (2022), e SETZER (1997) e de campo, tendo como procedimentos para construção dos dados a ferramenta formulário Google Forms. O campo empírico se constitui do referido IFRN/UAB/EaD. Os sujeitos da pesquisa são coordenadores de curso e pedagogos da equipe multidisciplinar do NAD. Como resultados, o NAD vem consolidando ações na sistemática do funcionamento dos cursos ofertados, primando pela realização de uma comunicação mais próxima ao aluno, ganhando consistência e reconhecimento no meio acadêmico. Com isso, enfatiza-se que o IFRN/UAB/EaD, por meio do NAD, tem pautado suas ações no tripé de garantia do acesso, permanência e êxito dos seus discentes, conforme as diretrizes das políticas educacionais nacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10129_TB2056_03042024145047.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉSIA BRITO DE MELO" "autor_nome_curto" => "CLÉSIA" "autor_email" => "clesiabrito22@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110321 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2056 "inscrito_id" => 10129 "titulo" => "AS AÇÕES DO NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE - NAD PARA EVITAR À EVASÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO IFRN/EAD, CAMPUS AVANÇADO NATAL ZL" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Acompanhamento Discente (NAD) do IFRN, campus avançado Natal Zona Leste, na perspectiva de minimizar a evasão dos alunos de graduação na modalidade EaD. O NAD é composto por uma equipe disciplinar que atua junto aos cursos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do IFRN, sistematizando ações que promovam o acesso, permanência e êxito dos discentes e atuando de maneira efetiva no intuito de diagnosticar os fatores que originam a evasão dos alunos, com vista a articular coletivamente estratégias de fomento à permanência desses discentes em seus cursos de ingresso. A pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório, com estudos bibliográficos, à luz de autores como LAVILLE (2005), MRECH (2011), BORTOLANZA (2022), e SETZER (1997) e de campo, tendo como procedimentos para construção dos dados a ferramenta formulário Google Forms. O campo empírico se constitui do referido IFRN/UAB/EaD. Os sujeitos da pesquisa são coordenadores de curso e pedagogos da equipe multidisciplinar do NAD. Como resultados, o NAD vem consolidando ações na sistemática do funcionamento dos cursos ofertados, primando pela realização de uma comunicação mais próxima ao aluno, ganhando consistência e reconhecimento no meio acadêmico. Com isso, enfatiza-se que o IFRN/UAB/EaD, por meio do NAD, tem pautado suas ações no tripé de garantia do acesso, permanência e êxito dos seus discentes, conforme as diretrizes das políticas educacionais nacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10129_TB2056_03042024145047.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉSIA BRITO DE MELO" "autor_nome_curto" => "CLÉSIA" "autor_email" => "clesiabrito22@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }