O estudo teve como objetivo analisar a aplicação metodológica dos jogos e brincadeiras em uma comunidade remanescente de quilombo da Ilha do Cajual, executada por um projeto social nomeado “Olimpíadas do Brincar ao Jogar III” do Instituto Formação. A metodologia envolveu um roteiro de observação organizado a partir das categorias de análise do estudo: os jogos de origem africana; envolvimento das crianças nos jogos e a relação dos jogos com o processo de aprendizagem ofertado na comunidade. Os resultados apontaram que os participantes do “Projeto Olimpíadas do Brincar ao Jogar III” não tiveram práticas de jogos e brincadeiras tradicionais de matrizes africanas no decorrer do Projeto. Notadamente o projeto trouxe uma série de benefícios para os participantes tais como interações sociais entre eles e os professores; contato com novas práticas esportivas e com diversos materiais esportivos; desenvolvimento da coordenação motora; aumento da autoestima e confiança; fortalecimento de valores e cidadania; integração social e inspiração para gerações futuras deixando um legado de progresso positivo e melhoria na qualidade de vida para as crianças e famílias. Por meio deste estudo foi possível confirmar que projetos sociais causam grandes impactos na vida da comunidade que o recebe, além de agregar conhecimento aos profissionais que atuam durante todo o processo de execução.