Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEMANA DE FILOSOFIA E HISTÓRIA SOCIAL DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CAMPUS UBERLÂNDIA: UMA DÉCADA DE UM PROJETO QUE VALORIZA AS CIÊNCIAS HUMANAS E A INCLUSÃO SOCIAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta a Semana de Filosofia e História Social, projeto que surgiu no ano de 2013, no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia, com a proposta de aproximar as Ciências Humanas, atendendo a demandas de professores, estudantes e da comunidade escolar, por um momento de reflexão social. No evento, propõe-se a apresentação de informações e diálogos de elevado nível cultural, na forma de minicursos, exibição de filmes, mesas redondas e debates. É um evento que atua na intersecção entre as Ciências Humanas, Arte, Psicologia, Códigos e Linguagens e o cotidiano, entre o erudito e o popular, de maneira dialética e não dicotômica. Em cada ano é escolhido um tema relacionado com as questões filosóficas e sociais em destaque. Em 2018, ano em que foram completados 50 anos desde o conturbado ano de 1968, o tema do evento foi “1968 - 50 anos depois: tão longe e tão perto”. Em 2023 aconteceu a XI edição do evento e o tema foi: “Pela Equidade e Contra o Preconceito”, cujo objetivo foi problematizar os desafios da convivência humana, sob diversos aspectos, como o combate ao preconceito e a luta pela inclusão social e igualdade de direitos, com destaque para as reflexões sobre o tema “decolonizar”, entendido como forma de superação dos reflexos sociais e, também, subjetivos da colonização, com base nos textos de autores como Ailton Krenak, Carolina Maria de Jesus, dentre outros. Além de superarmos as consequências materiais da colonização, é necessária a superação dos seus reflexos no comportamento humano. É importante que as pessoas que são socialmente subjugadas deixem de pensar como pessoas colonizadas e busquem a emancipação e isso só é possível a partir de uma educação libertadora, propiciada pelo estudo das Humanidades, no entendimento de que a inclusão é uma conquista e não uma concessão.

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