Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

É POSSÍVEL FAZER SALA DE AULA INVERTIDA SEM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS? LIMITES, POSSIBILIDADES E REFLEXÕES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114492
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8019
    "inscrito_id" => 7930
    "titulo" => "É POSSÍVEL FAZER SALA DE AULA INVERTIDA SEM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS? LIMITES, POSSIBILIDADES E REFLEXÕES"
    "resumo" => "O presente artigo tem a finalidade de discutir as possibilidades de aplicar metodologia sala de aula invertida em sala de aula sem utilizar tecnologias digitais, em uma turma da 1ª série do ensino médio, em uma escola, em Capanema- Pa. Uma atitude desafiadora haja vista, que as tecnologias digitais favorecem ao trabalho colaborativo e autônomo dos alunos, porém, os motivos que levam a tal discussão foram: O Brasil é diverso e há distintas realidades, sobretudos de infraestrutura, condições socioeconômicas e acesso desigual a bens e serviços tecnológico. Nesse contexto, o trabalho busca relatar as experiências relacionadas ao uso da metodologia ativa, sala de aula invertida sem o uso de tecnologias digitais, e a possibilidade de tornar o aluno o centro do processo de ensino e aprendizagem, onde não há uma diversidade e possibilidade do uso dessas tecnologias digitais em sala de aula. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, do tipo participante, apoiando-se nos estudos de Severino (2017), e com aporte teórico levando em consideração as afirmativas de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2018), bem como Jonathan Bergmann (2018). Constatou-se que a sala de aula invertida tornou a aula mais significativa para os alunos, associados também a ludicidade, com isso, as aprendizagens dos alunos foram mais significativas a partir da modalidade sala de aula invertida"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7930_TB8019_17102024162138.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO TARCISIO MOURA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Paulo Gregório"
    "autor_email" => "paulotarcisio19@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114492
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8019
    "inscrito_id" => 7930
    "titulo" => "É POSSÍVEL FAZER SALA DE AULA INVERTIDA SEM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS? LIMITES, POSSIBILIDADES E REFLEXÕES"
    "resumo" => "O presente artigo tem a finalidade de discutir as possibilidades de aplicar metodologia sala de aula invertida em sala de aula sem utilizar tecnologias digitais, em uma turma da 1ª série do ensino médio, em uma escola, em Capanema- Pa. Uma atitude desafiadora haja vista, que as tecnologias digitais favorecem ao trabalho colaborativo e autônomo dos alunos, porém, os motivos que levam a tal discussão foram: O Brasil é diverso e há distintas realidades, sobretudos de infraestrutura, condições socioeconômicas e acesso desigual a bens e serviços tecnológico. Nesse contexto, o trabalho busca relatar as experiências relacionadas ao uso da metodologia ativa, sala de aula invertida sem o uso de tecnologias digitais, e a possibilidade de tornar o aluno o centro do processo de ensino e aprendizagem, onde não há uma diversidade e possibilidade do uso dessas tecnologias digitais em sala de aula. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, do tipo participante, apoiando-se nos estudos de Severino (2017), e com aporte teórico levando em consideração as afirmativas de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2018), bem como Jonathan Bergmann (2018). Constatou-se que a sala de aula invertida tornou a aula mais significativa para os alunos, associados também a ludicidade, com isso, as aprendizagens dos alunos foram mais significativas a partir da modalidade sala de aula invertida"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7930_TB8019_17102024162138.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO TARCISIO MOURA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Paulo Gregório"
    "autor_email" => "paulotarcisio19@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de discutir as possibilidades de aplicar metodologia sala de aula invertida em sala de aula sem utilizar tecnologias digitais, em uma turma da 1ª série do ensino médio, em uma escola, em Capanema- Pa. Uma atitude desafiadora haja vista, que as tecnologias digitais favorecem ao trabalho colaborativo e autônomo dos alunos, porém, os motivos que levam a tal discussão foram: O Brasil é diverso e há distintas realidades, sobretudos de infraestrutura, condições socioeconômicas e acesso desigual a bens e serviços tecnológico. Nesse contexto, o trabalho busca relatar as experiências relacionadas ao uso da metodologia ativa, sala de aula invertida sem o uso de tecnologias digitais, e a possibilidade de tornar o aluno o centro do processo de ensino e aprendizagem, onde não há uma diversidade e possibilidade do uso dessas tecnologias digitais em sala de aula. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, do tipo participante, apoiando-se nos estudos de Severino (2017), e com aporte teórico levando em consideração as afirmativas de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2018), bem como Jonathan Bergmann (2018). Constatou-se que a sala de aula invertida tornou a aula mais significativa para os alunos, associados também a ludicidade, com isso, as aprendizagens dos alunos foram mais significativas a partir da modalidade sala de aula invertida

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.