Este trabalho se debruça sobre uma análise da experiência do subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no período de novembro de 2022 a abril de 2024. A questão central deste estudo diz respeito ao significado da inserção dos licenciandos nas escolas de educação básica, para os próprios bolsistas. Buscamos identificar (1) a compreensão destes sobre a própria formação e a (2) construção de imagens sobre a docência. Para identificar esses pontos, utilizamos anotações de reuniões realizadas pelo grupo, descrição das observações sobre o cotidiano dos estudantes no Programa, e registros de conversas e entrevistas realizadas com os bolsistas de iniciação à docência. As análises das observações e dos registros foram organizadas, sistematizadas e analisadas a partir, principalmente, de referenciais dos estudos do cotidiano da educação, em diálogo com autores dos campos da antropologia e da micro-história. Levando em conta as relações que esses estudantes de licenciatura em Geografia da UFRJ, bolsistas do PIBID, estabeleceram com as escolas no desenvolvimento das atividades do Programa, notamos uma influência relativa dessa experiência para (1) a compreensão da sua formação inicial e (2) uma contribuição difusa e nem sempre positiva para a (2) construção da imagem sobre a profissão.