O processo de investigação precoce para os Transtornos Específicos da Aprendizagem é essencial nos primeiros anos de escolarização do discente, pois é neste momento que os primeiros sintomas aparecem. O diagnóstico precoce junto aos conhecimento psicopedagógicos é crucial, no tocante à aprendizagem. Este terapeuta investiga, auxilia a entender e enfrentar os transtornos de maneira produtiva, fazendo com que a escola e a família consigam minimizar os impactos negativos da dificuldade de aprendizagem. O presente trabalho tem por objetivo reconhecer a importância da investigação precoce para os transtornos ora em questão, bem como a intervenção do psicopedagogo. Os Transtornos Específicos da Aprendizagem são eles os principais: dislexia, disgrafia, discalculia, pois são estes que muito se apresentam como a base do ensino-aprendizagem ao observar a leitura, escrita, interpretação e cálculos. A pesquisa foi realizada com base na pesquisa bibliográfica, por meio de pesquisa do mesmo enquadramento temático. Em resultados, observa-se que a realização da investigação é fundamental, principalmente as observações da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) sendo possível com a intervenção familiar e escolar frente a avaliação do desempenho das habilidades desejadas que podem não surgir, daí surge a busca pela solução, bem como preparar o discente a vida adulta e seu desempenho educacional a longo prazo.