A educação ambiental desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e afetivo de crianças com necessidades especiais. Este artigo explora como as atividades educativas ambientais podem beneficiar o aluno Henry, uma criança com síndrome de Down e condições autistas, onde apresenta dificuldades de comunicação e entendimento, visando que o mesmo é não verbal.Dessa forma através de experiências diretas com a natureza pode desenvolver habilidades cognitiva como a percepção e o entendimento do mundo ao seu redor com interação de animais, e afetivas incluindo aumento da autoestima e a redução da ansiedade visando que as intervenções ambientais promovem aprendizado mais integrado inclusive desenvolvendo assim um ambiente acolhedor para o crescimento e desenvolvimento pessoal do mesmo. A abordagem inclusiva da educação ambiental reconhece e Valoriza as capacidades únicas de cada criança promovendo um ambiente de aprendizado mais equitativo e acolhedor, dessa forma o presente artigo tem como objetivo enfatizar a importância da educação ambiental e a inclusão para o desenvolvimento de crianças atípicas de nossas escolas, buscando melhores estratégias para que possamos desenvolver assertivamente ações concretas para uma melhor formação pessoal e cognitiva dessa criança.