A regência desempenha um papel extremamente relevante na formação discente, construindo uma identidade profissional, e integrando a teoria com a prática. Esse trabalho tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelos residentes durante a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP). Para compor o presente estudo, foram empregados como recursos metodológicos os elementos subjetivos provenientes da própria experiência, incluindo observação, reflexão e descrição do caminho percorrido pelos residentes durante seu período de regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), edital 24/2022, subprojeto de Biologia do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI). As experiências iniciaram com apresentação do Programa na instituição com todos os residentes, e reuniões semanais realizadas no CPCE/UFPI, em seguida os residentes do programa começaram o processo de imersão na escola com visitas e observações. Posteriormente após alguns meses deu-se o início à regência nas turmas do Ensino Fundamental e Médio com desenvolvimento das primeiras atividades escolares. Todas as etapas do programa foram essenciais para desenvolvimento de habilidades necessárias para atuação docente e na construção da identidade profissional, especialmente a regência uma vez que permitiu experienciar situações adversas inerentes à profissão. Além disso, durante os 18 meses do PRP foi possível desenvolver a criticidade e a reflexão sobre as práticas educacionais, além de no processo de desenvolvimento profissional, além de possibilitar avanços nos conhecimentos dos alunos por meio das atividades.