O presente trabalho tem como proposta analisar a relevância do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Univassouras no que tange à construção e a promoção da educação antirracista. Utilizando-se do aporte teórico de Rezende (2021), buscamos refletir como as práticas pedagógicas no âmbito do ensino superior colabora para a desconstrução do racismo, da valorização cultural e da promoção da igualdade racial. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2003), a justificativa para este estudo reside na urgência de se compreender como as estruturas curriculares por meio das ações extensionistas podem ser direcionadas para a desconstrução das narrativas racistas, promovendo uma educação que valorize a diversidade no ensino superior. A desigualdade racial é uma realidade histórica no Brasil, que se manifesta em diversas esferas da sociedade. Apesar dos avanços conquistados nas últimas décadas, ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade étnico-racial (Souza, 2023, p. 3). De acordo com Rezende (2021), o estado do Rio de Janeiro é reconhecido por sua rica pluralidade étnica e cultural, também enfrenta desafios relacionados à construção de uma educação verdadeiramente inclusiva e antirracista. Nesse contexto, a educação antirracista emerge como uma abordagem fundamental para a promoção da igualdade racial e a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a equidade. As considerações finais sintetizam os achados e reforçam os desafios e possibilidades da educação antirracista, além de oferecer contribuições para futuras pesquisas e práticas educacionais mais inclusivas.