A educação financeira e o empreendedorismo assumem cada vez mais espaço de protagonismo em nível de importância na sociedade jovem contemporânea, pois são temáticas que afetam no presente e no futuro a vida destes nas esferas pessoal e profissional. O objetivo desta pesquisa foi fomentar a criação de materiais informacionais utilizando-se o Microsoft Sway e com o suporte da inteligência artificial, trabalhando-se o uso de tecnologias educacionais. Metodologicamente, a pesquisa assentou-se na utilização do Microsoft Copilot para cocriação de prompts relacionados à educação financeira e ao empreendedorismo direcionado a juventude em fase de profissionalização, bem como adotou-se o Microsoft Sway para construção de cartilhas informativas disponibilizadas em QRCode direcionadas aos mais diversos públicos jovens representativos da sociedade brasileira (pretos, LGBTQIAPN+, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social). A construção colaborativa e informacional gerada a partir da elaboração de cartilhas representando as múltiplas abordagens no universo dos públicos anteriormente mencionados permitiu propiciar informações mais assertivas para o fomento a ações de empreendedorismo jovem e de educação financeira destinadas a um público que vem crescentemente necessitando obter conhecimentos sobre estas duas áreas, tendo sido obtido como produtos finais materiais que foram ricos em informações claramente direcionadas com linguagem simples e acessível objetivando fazer com que os jovens passem a compreender o universo da educação financeira e do empreendedorismo como áreas diretamente relacionadas à suas vidas pessoais. O engajamento construído entre os alunos desenvolvedores da pesquisa atrelada a necessidade e inquietude no sentido de elaborar materiais informacionais substancialmente enriquecedores para os públicos supramencionados resultou em produções de valor didático-pedagógico de qualidade satisfatória e, que culminaram na geração de materiais que puderam ser compartilhados não somente com os públicos-alvo da pesquisa/projeto, mas também com todos os interessados nas temáticas abordadas.