É emergente buscar estratégias que façam com que a escola continue sendo um espaço capaz de contribuir para a formação de crianças, jovens e adultos que vivem em um contexto mediatizado pelas tecnologias digitais. Neste contexto, a extensão universitária surge como um elemento potente para promover atividades que extrapolem a limitação acadêmica da formação inicial. Neste contexto o presente artigo apresenta uma proposta de formação continuada realizada com professores(as) que ensinam matemática na educação básica e licenciandos que ensinarão matemática em sua futura ação docente. O curso denominado “Curso de Aperfeiçoamento para Professores(as) que Ensinam Matemática: Projetos para aprender ou projetos para ensinar? Entrelaçando metodologias ativas e tecnologias digitais” foi desenvolvido no formato online e contemplou 15 professores(as) e 15 estudantes. Com o curso foi possível criar uma rede colaborativa e formativa em torno da temática que abordou a Metodologia de Projetos de Aprendizagem e o imbricamento com tecnologias digitais, impactando de forma positiva nos seguintes casos: social, econômico, tecnológico, acadêmico. Com o curso foi possível ofertar e formação envolvendo uma temática emergente no campo da educação e constituindo um espaço propício para o estudo e para despertar o interesse para o trabalho coletivo e colaborativo nos espaços educativos.