A abordagem lúdica e o ato de brincar desempenham um papel crucial no desenvolvimento infantil e na educação pré-escolar, o brincar é uma atividade intrinsecamente ligada à exploração, experimentação e descoberta, proporcionando à criança experiências significativas para a compreensão do mundo ao seu redor. Durante a pandemia de COVID 19, em 2020, as crianças ficaram impossibilitadas de frequentar o ambiente escolar, surgindo a necessidade de levar o brincar e a ludicidade para essas crianças, através de atividades remotas, possibilitando que aja aprendizagem através da ludicidade. A turma de Infantil I, na Escola Salomão Rodrigues Vilela, em Garanhuns-PE, com crianças de 4 anos, foi um exemplo para a escola, realizando um trabalho em parceria com as famílias, utilizando apenas o whatsapp e promovendo atividades incríveis, que aconteciam diariamente, acompanhadas pelos familiares e orientadas pela professora através de vídeos, fotos e chamadas de vídeo. Este trabalho traz a trajetória dessas crianças, num período complicado para todos, mas que conseguiram acompanhar e realizar atividades, aprendendo através de brincadeiras e jogos realizados em casa. O brincar é reconhecido como um elemento essencial para o aprendizado e a formação das crianças, promovendo não apenas o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cognitivas e motoras, mas também a construção de valores e atitudes fundamentais para a convivência em sociedade, pois os jogos e brincadeiras permitem que a criança explore e desenvolva habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras de forma natural e prazerosa. Assim, a integração do lúdico e do brincar na educação infantil não apenas está alinhada às diretrizes educacionais, mas também representa uma abordagem pedagógica eficaz para o desenvolvimento holístico e integral das crianças nessa fase crucial de suas vidas.