Pretendemos, com este trabalho, investigar a utilização de jogos do Teatro do Oprimido comovuma abordagem pedagógica para alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza, e suas relações com os diversos contextos das infâncias estudados na disciplina de Didática. O Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, é reconhecido por seu potencial emancipatório e transformador, especialmente quando aplicado em contextos educacionais. Assim, buscamos compreender como os alunos de Artes Visuais poderão incorporar os princípios e jogos do Teatro do Oprimido em suas práticas pedagógicas com crianças, promovendo a expressão criativa, a reflexão crítica e a construção de diálogos significativos entre/para educadores e alunos. Nosso referencial teórico-metodológico baseia-se na abordagem de jogos de Augusto Boal (2008) e nos fundamentos de uma educação estética proposta por Duarte Júnior (2012), que destacam a importância do teatro não como uma forma de entretenimento, mas como um meio de promover o desenvolvimento crítico e social dos participantes. A metodologia envolveu atividades práticas, nas quais os alunos foram introduzidos aos conceitos e técnicas do Teatro do Oprimido e tiveram a oportunidade de desenvolver e experimentar alguns jogos teatrais adaptados para crianças. Os principais resultados incluíram: o fortalecimento de um espaço de reflexão coletivo sobre a sensibilidade artística e social dos licenciandos e sobre a metodologia do Teatro do Oprimido para as infâncias no contexto educacional, podendo ser aplicada em suas futuras práticas pedagógicas. Visamos, com isso, contribuir para a formação de professores de Artes Visuais mais criativos, engajados e conscientes de seu papel na promoção da consciência cidadã e do desenvolvimento humano integral.