Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INOVAÇÕES EDUCACIONAIS E ENSINO DE BIOLOGIA: IMPACTO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113857
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7108
    "inscrito_id" => 17627
    "titulo" => "INOVAÇÕES EDUCACIONAIS E ENSINO DE BIOLOGIA: IMPACTO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A educação no Brasil enfrenta desafios significativos, especialmente no processo de ensino-aprendizagem, com a missão de preparar alunos para serem cidadãos críticos e informados. Inovações pedagógicas e estratégias diferenciadas são importantes para despertar o interesse dos estudantes e desenvolver sua visão crítica. No contexto do ensino de ciências, o ensino experimental, introduzido no currículo na década de 1930, visa romper com métodos tradicionais, mas muitos professores ainda utilizam abordagens convencionais, resultando em poucas aulas práticas. A pesquisa foi realizada durante a Exposição "Bicharada" em 2023, como parte do projeto de Extensão "Insetos na Escola". Metodologicamente, adotou-se a abordagem quali-quantitativa com objetivo de avaliar a importância das aulas práticas no ensino de Biologia, utilizando questionários com questões abertas e fechadas aplicados a alunos do Ensino Médio em três escolas do sul do Piauí após visitas ao laboratório de zoologia da UFPI. Foram aplicados 75 questionários abordando perfil dos alunos, experiência acadêmica e avaliação do projeto. Os resultados mostram que todas as escolas carecem de laboratórios, o que impede a realização de aulas práticas de maior complexidade para o nível escolar dos alunos. Apesar de não possuir infraestrutura adequada nas instituições, 96% dos alunos reconhecem a importância dessas aulas, 92% afirmam ter adquirido conhecimento relevante, 90% acreditam que esse conhecimento será útil para o ENEM e 92% demonstra interesse em participar de mais projetos práticos. A pesquisa destaca que atividades práticas em ciências e biologia são essenciais para estimular a curiosidade e o interesse dos alunos, proporcionando uma dinâmica distinta de aprendizado. As aulas práticas são cruciais para o desenvolvimento do ensino de biologia, sendo necessário equipar escolas com infraestrutura adequada. A interação entre universidade e comunidade através de projetos de extensão é vital para tornar o conhecimento acadêmico mais acessível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17627_TB7108_16102024185430.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON RODRIGUES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON"
    "autor_email" => "edsonrodrigues@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113857
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7108
    "inscrito_id" => 17627
    "titulo" => "INOVAÇÕES EDUCACIONAIS E ENSINO DE BIOLOGIA: IMPACTO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A educação no Brasil enfrenta desafios significativos, especialmente no processo de ensino-aprendizagem, com a missão de preparar alunos para serem cidadãos críticos e informados. Inovações pedagógicas e estratégias diferenciadas são importantes para despertar o interesse dos estudantes e desenvolver sua visão crítica. No contexto do ensino de ciências, o ensino experimental, introduzido no currículo na década de 1930, visa romper com métodos tradicionais, mas muitos professores ainda utilizam abordagens convencionais, resultando em poucas aulas práticas. A pesquisa foi realizada durante a Exposição "Bicharada" em 2023, como parte do projeto de Extensão "Insetos na Escola". Metodologicamente, adotou-se a abordagem quali-quantitativa com objetivo de avaliar a importância das aulas práticas no ensino de Biologia, utilizando questionários com questões abertas e fechadas aplicados a alunos do Ensino Médio em três escolas do sul do Piauí após visitas ao laboratório de zoologia da UFPI. Foram aplicados 75 questionários abordando perfil dos alunos, experiência acadêmica e avaliação do projeto. Os resultados mostram que todas as escolas carecem de laboratórios, o que impede a realização de aulas práticas de maior complexidade para o nível escolar dos alunos. Apesar de não possuir infraestrutura adequada nas instituições, 96% dos alunos reconhecem a importância dessas aulas, 92% afirmam ter adquirido conhecimento relevante, 90% acreditam que esse conhecimento será útil para o ENEM e 92% demonstra interesse em participar de mais projetos práticos. A pesquisa destaca que atividades práticas em ciências e biologia são essenciais para estimular a curiosidade e o interesse dos alunos, proporcionando uma dinâmica distinta de aprendizado. As aulas práticas são cruciais para o desenvolvimento do ensino de biologia, sendo necessário equipar escolas com infraestrutura adequada. A interação entre universidade e comunidade através de projetos de extensão é vital para tornar o conhecimento acadêmico mais acessível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17627_TB7108_16102024185430.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON RODRIGUES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON"
    "autor_email" => "edsonrodrigues@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação no Brasil enfrenta desafios significativos, especialmente no processo de ensino-aprendizagem, com a missão de preparar alunos para serem cidadãos críticos e informados. Inovações pedagógicas e estratégias diferenciadas são importantes para despertar o interesse dos estudantes e desenvolver sua visão crítica. No contexto do ensino de ciências, o ensino experimental, introduzido no currículo na década de 1930, visa romper com métodos tradicionais, mas muitos professores ainda utilizam abordagens convencionais, resultando em poucas aulas práticas. A pesquisa foi realizada durante a Exposição "Bicharada" em 2023, como parte do projeto de Extensão "Insetos na Escola". Metodologicamente, adotou-se a abordagem quali-quantitativa com objetivo de avaliar a importância das aulas práticas no ensino de Biologia, utilizando questionários com questões abertas e fechadas aplicados a alunos do Ensino Médio em três escolas do sul do Piauí após visitas ao laboratório de zoologia da UFPI. Foram aplicados 75 questionários abordando perfil dos alunos, experiência acadêmica e avaliação do projeto. Os resultados mostram que todas as escolas carecem de laboratórios, o que impede a realização de aulas práticas de maior complexidade para o nível escolar dos alunos. Apesar de não possuir infraestrutura adequada nas instituições, 96% dos alunos reconhecem a importância dessas aulas, 92% afirmam ter adquirido conhecimento relevante, 90% acreditam que esse conhecimento será útil para o ENEM e 92% demonstra interesse em participar de mais projetos práticos. A pesquisa destaca que atividades práticas em ciências e biologia são essenciais para estimular a curiosidade e o interesse dos alunos, proporcionando uma dinâmica distinta de aprendizado. As aulas práticas são cruciais para o desenvolvimento do ensino de biologia, sendo necessário equipar escolas com infraestrutura adequada. A interação entre universidade e comunidade através de projetos de extensão é vital para tornar o conhecimento acadêmico mais acessível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.