O Novo Ensino Médio (NEM) tem em sua conjuntura a reconstrução dessa etapa de ensino, tendo em vista priorizar as necessidades individuais dos discentes com um foco em uma aprendizagem voltada ao mercado de trabalho que permita ao estudante fazer escolhas nas áreas de conhecimento que tem interesse. Tais mudanças educacionais colocam em pauta questionamentos e dúvidas sobre a implantação dos princípios do NEM no currículo, tais nuances trazem pontos a se repensar, a exemplificar, a redução da carga horária de disciplinas da base comum e a sobrecarga dos professores para gerir tais demandas. A partir de tais pautas, se fez possível a realização da pesquisa em uma escola do de Ensino Médio do município de Paracuru-CE, trazendo falas dos docentes sobre questões relacionadas ao planejamento, organização e administração de carga horária. Os professores entrevistados em sua maioria, atuam no Ensino Médio a longo prazo, trazem reflexões sobre as dificuldades encontradas para a adaptação, não havendo apenas pontos negativos a serem validados, mas é mister salientar que a reforma traz pontos positivos. A partir da análise de suas respostas, identificou-se que algumas das principais mudanças na rotina escolar foram a redução da carga horária de algumas disciplinas, bem como alterações no currículo com a implementação do NEM.