Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BULLYING: IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113522
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6628
    "inscrito_id" => 17342
    "titulo" => "BULLYING: IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "As experiências pessoais, assim como as trajetórias nos espaços educacionais, são fatores contributivos e constituintes das histórias de vida que favorecem na construção da identidade docente. Essas identidades determinam, em maior ou menor grau, os modos como professores/as são capazes de impactar positivamente no processo de ensino/aprendizagem dos/as seus/suas alunos/as. As vivências escolares, enquanto estudantes e docentes, desempenham um papel essencial na feitura/criação dessas identidades, pois os desafios enfrentados pelos/as professores/as poderão moldar ideologicamente suas práticas pedagógicas. No âmbito escolar, o/a educador/a depara-se com situações adversas, experiências que vão forjando quem eles/as são/vão se tornando. Sobre essas experiências, tratamos nessa investigação, ainda em desenvolvimento, sobre o bullying, refletindo como ele reverbera nas práticas pedagógicas daqueles/as que um dia foram vítimas, propondo a construção de uma educação mais inclusiva e respeitosa. O bullying é um problema grave que está presente nos espaços educacionais. Desse modo, torna-se indispensável que os/às professores/as desenvolvam estratégias de prevenção e intervenção para lidar com essas questões. É crucial, ainda, formações iniciais e continuadas acerca do combate ao bullying, assim como interesse e disposição em pesquisar, estudar e refletir sobre diferentes temáticas, como a aqui tratada, para que assim, os/as professores/as saibam quais caminhos devem percorrer para o enfrentamento dessas questões. Nesse sentido, essa pesquisa propõe debater sobre as experiências pessoais na constituição das identidades docentes, analisando se vítimas de bullying na infância e adolescência propõem práticas docentes comprometidas com o respeito às diversidades. Assim, pretendemos também destacar como, diante das ocorrências de bullying, os/as educadores/as podem servir como exemplos positivos para os educandos, dando segurança e garantindo que a escola seja um ambiente acolhedor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17342_TB6628_09062024174432.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLY MARTINS AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLY"
    "autor_email" => "gabrielly.martins@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113522
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6628
    "inscrito_id" => 17342
    "titulo" => "BULLYING: IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "As experiências pessoais, assim como as trajetórias nos espaços educacionais, são fatores contributivos e constituintes das histórias de vida que favorecem na construção da identidade docente. Essas identidades determinam, em maior ou menor grau, os modos como professores/as são capazes de impactar positivamente no processo de ensino/aprendizagem dos/as seus/suas alunos/as. As vivências escolares, enquanto estudantes e docentes, desempenham um papel essencial na feitura/criação dessas identidades, pois os desafios enfrentados pelos/as professores/as poderão moldar ideologicamente suas práticas pedagógicas. No âmbito escolar, o/a educador/a depara-se com situações adversas, experiências que vão forjando quem eles/as são/vão se tornando. Sobre essas experiências, tratamos nessa investigação, ainda em desenvolvimento, sobre o bullying, refletindo como ele reverbera nas práticas pedagógicas daqueles/as que um dia foram vítimas, propondo a construção de uma educação mais inclusiva e respeitosa. O bullying é um problema grave que está presente nos espaços educacionais. Desse modo, torna-se indispensável que os/às professores/as desenvolvam estratégias de prevenção e intervenção para lidar com essas questões. É crucial, ainda, formações iniciais e continuadas acerca do combate ao bullying, assim como interesse e disposição em pesquisar, estudar e refletir sobre diferentes temáticas, como a aqui tratada, para que assim, os/as professores/as saibam quais caminhos devem percorrer para o enfrentamento dessas questões. Nesse sentido, essa pesquisa propõe debater sobre as experiências pessoais na constituição das identidades docentes, analisando se vítimas de bullying na infância e adolescência propõem práticas docentes comprometidas com o respeito às diversidades. Assim, pretendemos também destacar como, diante das ocorrências de bullying, os/as educadores/as podem servir como exemplos positivos para os educandos, dando segurança e garantindo que a escola seja um ambiente acolhedor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17342_TB6628_09062024174432.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLY MARTINS AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLY"
    "autor_email" => "gabrielly.martins@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As experiências pessoais, assim como as trajetórias nos espaços educacionais, são fatores contributivos e constituintes das histórias de vida que favorecem na construção da identidade docente. Essas identidades determinam, em maior ou menor grau, os modos como professores/as são capazes de impactar positivamente no processo de ensino/aprendizagem dos/as seus/suas alunos/as. As vivências escolares, enquanto estudantes e docentes, desempenham um papel essencial na feitura/criação dessas identidades, pois os desafios enfrentados pelos/as professores/as poderão moldar ideologicamente suas práticas pedagógicas. No âmbito escolar, o/a educador/a depara-se com situações adversas, experiências que vão forjando quem eles/as são/vão se tornando. Sobre essas experiências, tratamos nessa investigação, ainda em desenvolvimento, sobre o bullying, refletindo como ele reverbera nas práticas pedagógicas daqueles/as que um dia foram vítimas, propondo a construção de uma educação mais inclusiva e respeitosa. O bullying é um problema grave que está presente nos espaços educacionais. Desse modo, torna-se indispensável que os/às professores/as desenvolvam estratégias de prevenção e intervenção para lidar com essas questões. É crucial, ainda, formações iniciais e continuadas acerca do combate ao bullying, assim como interesse e disposição em pesquisar, estudar e refletir sobre diferentes temáticas, como a aqui tratada, para que assim, os/as professores/as saibam quais caminhos devem percorrer para o enfrentamento dessas questões. Nesse sentido, essa pesquisa propõe debater sobre as experiências pessoais na constituição das identidades docentes, analisando se vítimas de bullying na infância e adolescência propõem práticas docentes comprometidas com o respeito às diversidades. Assim, pretendemos também destacar como, diante das ocorrências de bullying, os/as educadores/as podem servir como exemplos positivos para os educandos, dando segurança e garantindo que a escola seja um ambiente acolhedor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.