A convergência entre a educação de jovens e adultos (EJA) e o ambiente industrial é um tema de grande importância, especialmente no contexto contemporâneo de Caxias do Sul - RS, um município com uma identidade local fortemente ligada às oportunidades empregatícias na indústria. Nesse cenário, a interação entre esses dois domínios não só é viável, mas também promissora, oferecendo oportunidades significativas de aprimoramento profissional e pessoal. Este estudo tem como objetivo analisar como essa sinergia pode ser estabelecida e potencializada na realidade caxiense, com foco na EJA do SESI Caxias do Sul, considerando as implicações e potencialidades dessa abordagem educacional. A metodologia adotada neste estudo combina uma fundamentação teórica científica com a experiência docente adquirida na EJA SESI Caxias do Sul. Essa abordagem busca estabelecer uma conexão sólida entre teoria e prática, enriquecendo a investigação e as conclusões apresentadas. Destaca-se a importância de considerar os conhecimentos prévios dos alunos da indústria, valorizando suas experiências para promover uma educação efetiva e contextualizada. O papel do professor da EJA torna-se crucial ao incorporar os desafios e conhecimentos do cotidiano industrial, estabelecendo conexões diretas entre teoria e prática para engajar os estudantes adultos. No referencial teórico, destacam-se as contribuições de renomados autores. Paulo Freire, em "Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos" (2002), delineia uma abordagem pedagógica centrada na conscientização e na práxis como instrumentos de libertação. Lopes e Souza, em "Eja: Uma Educação Possível Ou Mera Utopia?" (2005), exploram os desafios e as perspectivas da EJA, enquanto os Referenciais para Formação de Professores, do Ministério da Educação (1999), fornecem um arcabouço teórico sólido para a formação docente. Essas obras fundamentam a compreensão da importância da integração entre a EJA e o ambiente industrial para a formação educacional dos alunos e o progresso da comunidade. Conclui-se que a valorização e integração das experiências industriais dos alunos da EJA SESI são fundamentais não apenas para seu desenvolvimento individual, mas também para o avanço coletivo da sociedade caxiense.