O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) como modelo de desenvolvimento da formação profissional dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a imersão desses estudantes no mundo do trabalho. Propõe-se uma discussão referente ao paradigma emergente de formação em um contexto neoliberal como contributo ao pensamento crítico-social dos licenciandos, explicitando que a formação inicial de professores no âmbito da Educação Profissional, por meio da perspectiva da práxis no entorno dos cursos de ensino médio integrado se relaciona de forma direta com a implantação do PRP no IFRN, ressaltando a necessidade de melhoramento desde sua programação até suas finalidades. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo que o estudo emerge a partir da compreensão e explicação da dinâmica social presente na realidade (Minayo, 2019). Como instrumento para constituição dos dados, a pesquisa se apoiou em revisão bibliográfica, utilizando autores que discutem a temática de forma fidedigna, entre os quais Nóvoa (1992), Moura (2000), Saviani (2003), Araújo e Machado (2008), Tardif (2010), Kuenzer (2011), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012), Frigotto (2018), Tavares, Sousa e Cruz (2019) e Kuenzer (2021). O estudo é relevante pela necessidade de se pensar criticamente o Programa, uma vez que sua gênese se dá em um arcabouço ideológico neoliberal, apresentando aspectos capazes de impactar de forma negativa sua operacionalidade, acarretando dificuldades no desenvolvimento inicial do licenciando e sua imersão no mundo do trabalho.