Este artigo insere-se nas discussões sobre infâncias, educação infantil e formação continuada de professores, apresentando algumas considerações sobre a prática pedagógica e o Referencial Curricular Municipal da Educação Infantil da cidade de Salvador. Trata-se de um relato de experiência na Coordenação Pedagógica, com o objetivo de abordar o fazer pedagógico e analisar o referido referencial, destacando seus elementos constitutivos e sua importância para os Centros Municipais de Educação Infantil e escolas com turmas de educação infantil, especialmente na formação continuada de professores. Nesta investigação, questiona-se: como o Referencial Curricular Municipal da Educação Infantil – RCMEI pode ser utilizado para promover a formação continuada dos professores, desenvolvimento inclusivo e a construção de um lugar de pertencimento para todas as crianças? Além de responder a esse questionamento, abordamos a prática pedagógica, a organização do tempo pedagógico e a documentação pedagógica, tendo como referência o RCMEI. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, incluindo a pesquisa documental e a experiência da autora na coordenação pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Salvador. A vivência observada permite identificar as relações entre infâncias, formação de professores e prática pedagógica, com o Referencial Curricular Municipal desempenhando um papel orientador crucial nas atividades de gestão, ensino e aprendizagem.