A disciplina de Sistemas de Abastecimento de Água é uma componente curricular do curso superior em Engenharia Civil do 8º período, tendo como pré-requisito a disciplina de Saneamento. Um dos primeiros objetivos da disciplina é a compreensão da relação entre o saneamento, abastecimento de água e saúde. Com o intuito de buscar uma metodologia voltada para a revisão e apropriação de conceitos, foi empregada a metodologia de Mapas Conceituais e Mapas Mentais. Assim, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um relato de experiencia docente, a partir do emprego das técnicas em três turmas diferentes ao longo de um ano e meio de trabalho. Foram realizadas aulas utilizadas cartolina e lápis hidrocor, bem como o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento dos mapas. Em ambas as abordagens, a sequência didática foi: apresentação do tema proposto (exposição oral); explicação da técnica de mapa conceitual e mapa mental (exposição teórica); apresentação do uso das plataformas de trabalho (CmapsTools, Vengage, Lucidchart, Canva etc.); Apresentação do texto de trabalho; Oficina de elaboração de mapas em sala; Apresentação dos mapas pelos alunos; e, por fim, a conferência dos conceitos que os alunos foram capazes de extrair do texto e apresentar no mapa produzido com os conceitos previstos para atingir o objetivo educacional. Como experiencia, verificou-se que os fatores de tamanho do texto, tempo para desenvolvimento foram decisivos para uma boa qualidade dos mapas. Quando foi disponibilizado apenas o uso direto nas plataformas digitais, os produtos apresentaram melhor qualidade visual, porém como menor número de conceitos. Ao contrário do que foi verificado com o desenho feito na cartolina. Ao longo do tempo, foram aprimorados fatores de forma a obtenção de uma sequência didática que possa ser desenvolvida a contento em 4 horas aula, com textos adequados, bom número de conceitos e criatividade explorada.