DESPERTAR PARA A CIÊNCIA: ENGAJAMENTO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO Jeane de Oliveira Pereira 1 RESUMO O ensino de Ciências por Investigação e a Pesquisa-Ação são abordagens essenciais para engajar para os estudantes de maneira dinâmica e participativa na resolução de problemas reais e na implementação de soluções empreendedoras. Neste sentido, dentro das ações do projeto “Despertar” na escola, adotamos uma abordagem qualitativa baseada no ensino de Ciências por Investigação e do tipo Pesquisa-Ação. Os resultados destacaram que os alunos, ao participarem das investigações adquirem conteúdos conceituais dentro de um contexto significativo. Os resultados obtidos ressaltaram que os alunos, ao participarem das investigações, adquirem conhecimentos conceituais em um contexto significativo. Desse modo, eles passam a utilizar os conceitos científicos como ferramentas para interpretar, dar significado e compreender o mundo ao seu redor, alcançando uma alfabetização científica significativa por meio da resolução de problemas identificados e da implementação de soluções práticas empreendedoras. Além disso, os resultados demonstraram uma série de benefícios, incluindo a redução de resíduos e a conscientização dos alunos sobre práticas sustentáveis. O projeto despertou o interesse dos participantes por questões ambientais e empreendedoras, incentivando uma mudança de comportamento e estimulando a busca por soluções inovadoras. Essa abordagem não apenas proporciona uma educação científica mais significativa, mas também prepara os alunos para serem agentes de mudança em suas comunidades, capacitando-os a enfrentar desafios do mundo real com criatividade e pensamento crítico. Palavras-chave: Ensino por Investigação, Alfabetização Científica, Pesquisa-Ação, Empreendedorismo.