O presente artigo se refere a um relato de experiência, inspirado nas vivências deste professor entre os anos de 2021 e 2023 no uso de metodologias ativas em um curso de Pedagogia, de uma Universidade privada, confessional, filantrópica e comunitária, situada no interior do Estado de São Paulo. O objetivo é apresentar as concepções sobre metodologias ativas, fundamentadas na tese de doutorado do próprio autor, bem como, as estratégias metodológicas usadas durante as aulas, destacando-se duas: instrução por pares (peer instruction) e sala de aula invertida (flipped classroom). Se justifica pela importância de se discutir o uso de estratégias de ensino na Educação Superior. Por se tratar de um relato de experiência, as discussões se concentraram nas metodologias efetivamente aplicadas e no período de aulas descrito. O texto, assim como a tese, se fundamentam na perspectiva histórico-cultural, considerando como contexto de produção os aspectos: Temporais (período), Locais (posição geográfica da instituição) e Sociais (diversidade social dos estudantes). Os principais autores que fundamentam as discussões são Levy Vigotski, Marta Kohl Oliveira, José Moran entre outros. As discussões ocorreram considerando as vivências durante as aulas. Como principais resultados, se destacaram como boas práticas, as atividades que proporcionaram momentos interativos e as iniciativas que envolveram atividades práticas. Como conclusão, se evidenciou que as práticas interativas se mostraram exitosas para o processo de ensino-aprendizagem.