O presente estudo propôs analisar a importância e os impactos do Programa Bolsa Família no auxílio à inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade social, no contexto educacional de uma escola pública da Bahia. A metodologia utilizada foi a qualitativa, através da pesquisa de campo, traçou-se um diálogo com os (as) teóricos (as) Campelo e Neri (2013); Torres (2013), Ball e Mainardes (2011), Cury (2002), Marx e Engels (2007), além dos dispositivos legais. O Brasil é um país de desigualdades enormes e reforçadas com as lacunas econômicas que ampliam as diferenças entre as classes sociais, as políticas públicas que visam à diminuição das distâncias servem não apenas de paliativo para essa situação, mas também para equalizar as desigualdades e permitir o acesso das pessoas menos favorecidas a patamares educacionais que possam auxiliar na mudança de sua situação socioeconômica. A educação sendo um instrumento fundamental de inclusão das pessoas é o caminho mais seguro para a superação dos obstáculos oriundos das condições sociais em que vivem os mais diferentes indivíduos. Nota-se que as políticas públicas sociais estão no caminho certo para alcançar o mais próximo da erradicação da pobreza e do analfabetismo, que por sinal é um dos problemas que enfrentamos para uma sociedade que efetivamente cobre seus direitos junto à classe política. Nos resultados do estudo, as famílias entrevistadas afirmaram que o Programa Bolsa Família tem sido uma alavanca, uma força para atenuar os problemas decorrentes da desigualdade social, porém é necessário repensá-lo, pois o mesmo não atende aos mais necessitados e impacta na frequência dos discentes no ambiente escolar.