O presente artigo aborda um relato de experiência numa oficina intitulada Práticas Pedagógicas: vem integrar com a gente!, realizada na XVIII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - SECT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa. A oficina foi direcionada a estudantes e a profissionais da educação e teve como objetivos compreender os princípios e fundamentos da integração curricular; entender as várias possibilidades de práticas integradoras e exercitar uma atividade interdisciplinar, a partir de uma temática escolhida pelos membros de cada grupo. A atividade primou por uma metodologia dialógica, ancorada em Paulo Freire (1987), ao propor que a relação pedagógica necessita ser, acima de tudo, uma relação, em que educador e educando se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos. O exercício prático da atividade integradora teve por referência os princípios e fundamentos da integração curricular, tendo por centralidade a inter-relação entre saberes. As discussões e reflexões aqui apresentadas foram embasadas em pesquisas de referência na temática, dentre os quais destacam-se os autores BEANE (1997), CIAVATTA(2005), QUEIROGA (2019), RAMOS (2012) e SANTOMÉ (1998), entre outros. Os resultados indicam o avanço na materialização da integração curricular e na formação integral dos sujeitos, por meio de diferentes práticas pedagógicas integradoras.