No ensino de idiomas, ainda nos deparamos com o uso frequente de métodos tradicionais, como materiais didáticos para o ensino da língua espanhola, que priorizam a gramatica em detrimento a comunicação. Considerando ainda a presença dos jogos digitais, particularmente do jogo Free Fire, como alvo de interesse dos estudantes, este estudo tem como objeto a comunicação em língua espanhola por meio do jogo em foco. A questão da pesquisa procura responder como utilizar o jogo Free Fire para a comunicação em língua espanhola. Este trabalho tem como objetivo geral conhecer quais os efeitos da utilização do jogo digital on-line Free Fire na aprendizagem das práticas de linguagem para a comunicação oral no idioma espanhol. Como objetivos específicos, temos: i) Analisar o potencial linguístico do jogo digital Free Fire, por meio da observação dos chats on-line; ii) Planejar sequências didáticas que visam a prática da linguagem para comunicação oral no idioma espanhol, com base no jogo digital em foco; iii) Identificar as aprendizagens da comunicação oral em língua espanhola dos estudantes de um 1º ano de ensino médio que estará se comunicando no idioma em chats online de jogos digitais. Na fundamentação teórica, buscamos a aprendizagem significativa com Vygotsky (1991), Ausubel (2003) e Freire (1987; 2011). No uso de jogos digitais na educação Prensky (2012), Petry (2010), Bahia (2010), e sobre o ensino de espanhol e as TDIC, Lobato (2018), Rojo (2013), além dos documentos que regem a educação brasileira. Este trabalho é uma pesquisa-ação, de natureza aplicada e abordagem metodológica mista. As análises de dados mostraram que as estratégias adotadas com o Free Fire criaram experiências ativas e atrativas, onde a fala foi usada em situações diversas com efeitos reais de comunicação, melhorando a capacidade de comunicação oral, a aquisição de novos vocabulários, aproximando-se da maneira de falar dos nativos.