Na era das hipermídias e hipermodalidades tecnológicas, o professor de língua portuguesa, da educação básica à universidade, sente a necessidade de repensar suas prática pedagógicas, bem como repensar o uso do livro impresso em sala de aula, pois a escrita assume novos papéis e as novas tecnologias da informação, comunicação (NTIC) e digitais promovem novas configurações nos suportes e formatos onde os textos aparecem, permitindo ao leitor a realização de uma leitura que já se pode provocar como ubíqua, dinâmica, quiçá instantânea. Assim, este trabalho tem por objetivo descrever e analisar texto em formato impresso e digital a partir de vídeo na plataforma Youtube, como proposta pedagógica para o ensino de leitura literária da educação básica, pensando no sujeito-aluno como aquele ser social proposto por Michel Pêcheux na AD o qual é afetado pelo discurso proposto nestas materialidades e de como o texto pode significar (Orlandi,1995, 2017). A metodologia estabelece-se numa análise de abordagem qualitativa e descritiva do conto Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria em formato impresso e digital/vídeo. Temos como resultados parciais compreender as TIC’s e tecnologias digitais como novos formatos de mediação e incentivo à leitura. O referencial teórico norteador fundamenta-se nos estudos sobre leitura e construção de subjetividade leitora em Petit (2013), leitura hipertextual em Santaella (2013), multiletramento em Rojo e Barbosa (2015), leitura e tecnologia em Proença (2017), Memória discursiva em Pêcheux, (1999) e escritoralidade em Gallo (2011).