O presente trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no componente curricular: Estágio e Pesquisa II, no curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujo o tema é ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Desenvolvendo memórias e hábitos alimentares saudáveis a partir da construção de um livro de receitas com uma turma do Ensino Infantil II. A obra tem como objetivo levar os alunos a compreender os diferentes tipos de alimentos, desenvolvendo os sentidos e estimulando a linguagem oral e visual, reconhecendo a importância de ingerir alimentos saudáveis e higienizados para sua própria saúde, bem como levar esse conhecimento às famílias, produzindo memórias afetivas tanto na escola como em casa. O artigo é oriundo das intervenções pedagógicas realizadas no Centro Municipal de Ensino Infantil Cecília Meireles em Teixeira de Freitas - BA. Assim, são descritas as atividades desenvolvidas no projeto de estágio bem como as vivências em sala de aula, considerando as temáticas que vinham sendo abordadas pela professora regente. O período de vivência nas atividades do estágio proporcionou aprendizagens significativas. Assumir a regência das aulas no momento da aplicação do projeto de estágio para os alunos do Infantil II, foi o momento em que pude perceber a dimensão do trabalho docente, a relevância da formação inicial e os benefícios que a temática abordada trouxe para as crianças participantes da pesquisa.