O ensino e aprendizagem por competências é uma pauta atual e amplamente discutida no meio acadêmico, entretanto quando nos dirigimos ao Ensino Básico a quantidade de materiais sobre o assunto diminui drasticamente. Diante o exposto, o presente artigo tem como objetivo mapear a relação entre a aprendizagem e a competência no ambiente escolar. Com esse intuito o trabalho realiza uma análise de conteúdo referente a artigos buscados na base Scielo a partir das palavras chaves “aprendizagem” e “competências”. Foram levantados 96 artigos, na base SciELO, dos quais 9 foram selecionados para análise por tratarem do ensino básico. A seleção foi realizada excluindo artigos de nível superior, e trabalhos que não apresentassem a palavra competência em seu resumo. A análise de conteúdo realizada no software Iramuteq trouxe resultados interessantes, os quais possibilitam discussões relevantes quanto à verdadeira relação entre a aprendizagem, a competência, os professores e alunos, quando nos mostra o distanciamento do professor com a aprendizagem e competências. Os resultados mostram maior proximidade do aluno com a aprendizagem, já que a partir dela pode desenvolver as competências e habilidades. No que se refere ao professor, demonstra forte relação com as tecnologias e os desafios enfrentados na atualidade pelos docentes para desenvolverem atividades através das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDCI), ao mesmo tempo em que se encontra distante da ‘aprendizagem’, o que evidencia uma diminuição de seu papel como educador. Esse distanciamento evidencia uma diferença entre as discussões do processo de ensino e aprendizagem por competências e o que realmente a aplicação desse processo vem mostrando de resultados.