DESAFIOS E CONSTATAÇÕES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112273 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4834 "inscrito_id" => 12631 "titulo" => "DESAFIOS E CONSTATAÇÕES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "O ensino e aprendizagem por competências é uma pauta atual e amplamente discutida no meio acadêmico, entretanto quando nos dirigimos ao Ensino Básico a quantidade de materiais sobre o assunto diminui drasticamente. Diante o exposto, o presente artigo tem como objetivo mapear a relação entre a aprendizagem e a competência no ambiente escolar. Com esse intuito o trabalho realiza uma análise de conteúdo referente a artigos buscados na base Scielo a partir das palavras chaves “aprendizagem” e “competências”. Foram levantados 96 artigos, na base SciELO, dos quais 9 foram selecionados para análise por tratarem do ensino básico. A seleção foi realizada excluindo artigos de nível superior, e trabalhos que não apresentassem a palavra competência em seu resumo. A análise de conteúdo realizada no software Iramuteq trouxe resultados interessantes, os quais possibilitam discussões relevantes quanto à verdadeira relação entre a aprendizagem, a competência, os professores e alunos, quando nos mostra o distanciamento do professor com a aprendizagem e competências. Os resultados mostram maior proximidade do aluno com a aprendizagem, já que a partir dela pode desenvolver as competências e habilidades. No que se refere ao professor, demonstra forte relação com as tecnologias e os desafios enfrentados na atualidade pelos docentes para desenvolverem atividades através das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDCI), ao mesmo tempo em que se encontra distante da ‘aprendizagem’, o que evidencia uma diminuição de seu papel como educador. Esse distanciamento evidencia uma diferença entre as discussões do processo de ensino e aprendizagem por competências e o que realmente a aplicação desse processo vem mostrando de resultados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12631_TB4834_12062024113449.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE SIMARCO SCARCI" "autor_nome_curto" => "ARIANE" "autor_email" => "arianescarci@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112273 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4834 "inscrito_id" => 12631 "titulo" => "DESAFIOS E CONSTATAÇÕES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "O ensino e aprendizagem por competências é uma pauta atual e amplamente discutida no meio acadêmico, entretanto quando nos dirigimos ao Ensino Básico a quantidade de materiais sobre o assunto diminui drasticamente. Diante o exposto, o presente artigo tem como objetivo mapear a relação entre a aprendizagem e a competência no ambiente escolar. Com esse intuito o trabalho realiza uma análise de conteúdo referente a artigos buscados na base Scielo a partir das palavras chaves “aprendizagem” e “competências”. Foram levantados 96 artigos, na base SciELO, dos quais 9 foram selecionados para análise por tratarem do ensino básico. A seleção foi realizada excluindo artigos de nível superior, e trabalhos que não apresentassem a palavra competência em seu resumo. A análise de conteúdo realizada no software Iramuteq trouxe resultados interessantes, os quais possibilitam discussões relevantes quanto à verdadeira relação entre a aprendizagem, a competência, os professores e alunos, quando nos mostra o distanciamento do professor com a aprendizagem e competências. Os resultados mostram maior proximidade do aluno com a aprendizagem, já que a partir dela pode desenvolver as competências e habilidades. No que se refere ao professor, demonstra forte relação com as tecnologias e os desafios enfrentados na atualidade pelos docentes para desenvolverem atividades através das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDCI), ao mesmo tempo em que se encontra distante da ‘aprendizagem’, o que evidencia uma diminuição de seu papel como educador. Esse distanciamento evidencia uma diferença entre as discussões do processo de ensino e aprendizagem por competências e o que realmente a aplicação desse processo vem mostrando de resultados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12631_TB4834_12062024113449.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE SIMARCO SCARCI" "autor_nome_curto" => "ARIANE" "autor_email" => "arianescarci@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }