Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E CONSTATAÇÕES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112273
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4834
    "inscrito_id" => 12631
    "titulo" => "DESAFIOS E CONSTATAÇÕES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "O ensino e aprendizagem por competências é uma pauta atual e amplamente discutida no meio acadêmico, entretanto quando nos dirigimos ao Ensino Básico a quantidade de materiais sobre o assunto diminui drasticamente. Diante o exposto, o presente artigo tem como objetivo mapear a relação entre a aprendizagem e a competência no ambiente escolar. Com esse intuito o trabalho realiza uma análise de conteúdo referente a artigos buscados na base Scielo a partir das palavras chaves “aprendizagem” e “competências”. Foram levantados 96 artigos, na base SciELO, dos quais 9 foram selecionados para análise por tratarem do ensino básico. A seleção foi realizada excluindo artigos de nível superior, e trabalhos que não apresentassem a palavra competência em seu resumo. A análise de conteúdo realizada no software Iramuteq trouxe resultados interessantes, os quais possibilitam discussões relevantes quanto à verdadeira relação entre a aprendizagem, a competência, os professores e alunos, quando nos mostra o distanciamento do professor com a aprendizagem e competências. Os resultados mostram maior proximidade do aluno com a aprendizagem, já que a partir dela pode desenvolver as competências e habilidades. No que se refere ao professor, demonstra forte relação com as tecnologias e os desafios enfrentados na atualidade pelos docentes para desenvolverem atividades através das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDCI), ao mesmo tempo em que se encontra distante da ‘aprendizagem’, o que evidencia uma diminuição de seu papel como educador. Esse distanciamento evidencia uma diferença entre as discussões do processo de ensino e aprendizagem por competências e o que realmente a aplicação desse processo vem mostrando de resultados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12631_TB4834_12062024113449.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANE SIMARCO SCARCI"
    "autor_nome_curto" => "ARIANE"
    "autor_email" => "arianescarci@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112273
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4834
    "inscrito_id" => 12631
    "titulo" => "DESAFIOS E CONSTATAÇÕES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "O ensino e aprendizagem por competências é uma pauta atual e amplamente discutida no meio acadêmico, entretanto quando nos dirigimos ao Ensino Básico a quantidade de materiais sobre o assunto diminui drasticamente. Diante o exposto, o presente artigo tem como objetivo mapear a relação entre a aprendizagem e a competência no ambiente escolar. Com esse intuito o trabalho realiza uma análise de conteúdo referente a artigos buscados na base Scielo a partir das palavras chaves “aprendizagem” e “competências”. Foram levantados 96 artigos, na base SciELO, dos quais 9 foram selecionados para análise por tratarem do ensino básico. A seleção foi realizada excluindo artigos de nível superior, e trabalhos que não apresentassem a palavra competência em seu resumo. A análise de conteúdo realizada no software Iramuteq trouxe resultados interessantes, os quais possibilitam discussões relevantes quanto à verdadeira relação entre a aprendizagem, a competência, os professores e alunos, quando nos mostra o distanciamento do professor com a aprendizagem e competências. Os resultados mostram maior proximidade do aluno com a aprendizagem, já que a partir dela pode desenvolver as competências e habilidades. No que se refere ao professor, demonstra forte relação com as tecnologias e os desafios enfrentados na atualidade pelos docentes para desenvolverem atividades através das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDCI), ao mesmo tempo em que se encontra distante da ‘aprendizagem’, o que evidencia uma diminuição de seu papel como educador. Esse distanciamento evidencia uma diferença entre as discussões do processo de ensino e aprendizagem por competências e o que realmente a aplicação desse processo vem mostrando de resultados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12631_TB4834_12062024113449.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANE SIMARCO SCARCI"
    "autor_nome_curto" => "ARIANE"
    "autor_email" => "arianescarci@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino e aprendizagem por competências é uma pauta atual e amplamente discutida no meio acadêmico, entretanto quando nos dirigimos ao Ensino Básico a quantidade de materiais sobre o assunto diminui drasticamente. Diante o exposto, o presente artigo tem como objetivo mapear a relação entre a aprendizagem e a competência no ambiente escolar. Com esse intuito o trabalho realiza uma análise de conteúdo referente a artigos buscados na base Scielo a partir das palavras chaves “aprendizagem” e “competências”. Foram levantados 96 artigos, na base SciELO, dos quais 9 foram selecionados para análise por tratarem do ensino básico. A seleção foi realizada excluindo artigos de nível superior, e trabalhos que não apresentassem a palavra competência em seu resumo. A análise de conteúdo realizada no software Iramuteq trouxe resultados interessantes, os quais possibilitam discussões relevantes quanto à verdadeira relação entre a aprendizagem, a competência, os professores e alunos, quando nos mostra o distanciamento do professor com a aprendizagem e competências. Os resultados mostram maior proximidade do aluno com a aprendizagem, já que a partir dela pode desenvolver as competências e habilidades. No que se refere ao professor, demonstra forte relação com as tecnologias e os desafios enfrentados na atualidade pelos docentes para desenvolverem atividades através das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDCI), ao mesmo tempo em que se encontra distante da ‘aprendizagem’, o que evidencia uma diminuição de seu papel como educador. Esse distanciamento evidencia uma diferença entre as discussões do processo de ensino e aprendizagem por competências e o que realmente a aplicação desse processo vem mostrando de resultados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.