O presente trabalho se trata de um relato de experiência envolvendo materiais de fácil acesso que foi aplicada com duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Fonte do Saber – CEFS na cidade de João Câmara/RN durante o ano de 2023. A experiência desenvolvida consistiu na construção de um plano inclinado e um obstáculo, por meio do qual, foi possível observar na prática os efeitos do princípio da inércia, possibilitando formular junto aos alunos a Primeira lei de Newton, através da observação de um carinho movimentando-se pela rampa (plano inclinado), com uma bolinha de gude atrelada ao teto. Foi solicitado aos alunos que os mesmos trouxessem para a aula os materiais necessários para a execução do experimento, na aula, dividiu-se a turma em grupos para que cada grupo montasse seu plano inclinado com um obstáculo. Após a montagem do experimento iniciou-se os testes e observações. Analisando os resultados do experimento os alunos conseguiram formular o princípio da inércia conforme é apresentado em teoria, compreenderam na prática a Primeira lei de Newton. Além disso, observou-se que a aula se tornou mais dinâmica, mais atrativa para os estudantes presentes. Espera-se que com este relato de experiência, outros professores da área de ciências, sintam-se motivados a replicar este experimento em suas aulas, promovendo um processo de ensino aprendizagem sobre a Primeira lei de Newton que permita conciliar teoria e prática, sendo assim, uma aula mais significativa para os seus alunos.