O presente trabalho visa apresentar uma proposta de experimento didático de baixo custo, com materiais acessíveis a ser aplicado por professores que atuem na área de ciências naturais em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental. O experimento consiste na construção de um fogão solar caseiro, que possibilita discutir conceitos sobre energia solar, transferência de calor, reflexão e refração, absorção de calor, e a eficiência energética do fogão solar caseiro. Nesse sentindo, a presente proposta tem como objetivo apresentar aos estudantes noções de energia solar que abrange diferentes tipos de conhecimentos científicos e mostrar como ela pode ser utilizada de forma prática na vida cotidiana, abordando tópicos sobre sustentabilidade que pode ser observado na construção e no funcionamento do fogão solar caseiro proposto. A aula será dividida em três etapas; verificação das concepções prévias dos estudantes, construção do fogão solar e a discussão dos resultados. Espera-se que este material possa inspirar professores de ensino de ciências a utilizarem o experimento como uma oportunidade de aprimorar suas próprias habilidades de ensino por meio da integração interdisciplinar, a promoção da sustentabilidade, e ao estímulo à criatividade e inovação.