Um dos autores deste artigo possui experiência de, aproximadamente, dezesseis anos na lecionação de Matemática em escolas públicas da Educação Básica cearenses (Brasil), em sua maioria, carentes de recursos tecnológicos digitais. Atualmente, não obstante, a maioria dos seus alunos traz consigo para o ambiente escolar o telemóvel (smartphone), quase sempre proibidos, pelas normas escolares, de utilizá-los em sala de aula. Diante desta constatação empírica, e considerando que os atuais smartphones são verdadeiros computadores de mão, o presente estudo tem o objetivo de conhecer possíveis contribuições decorrentes da utilização do smartphone como recurso digital no ensino e na aprendizagem de matemática na Educação Básica, seja em sala de aula ou fora dela. Como metodologia, optou-se por uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), seguindo um protocolo rigoroso, com critérios, métodos precisos e sistemáticos, por forma a identificar e selecionar as fontes bibliográficas com o máximo rigor, grau de eficiência e confiança. Os dados coletados foram organizados e analisados de modo a destacar fatores convergentes ou complementares ao objetivo proposto, que aliem o ensino através do telemóvel à conscientização dos estudantes para a segurança na utilização do smartphone, com atenção aos perigos e vícios que o seu mal uso pode ocasionar. Após análise e discussão sobre os dados encontrados, as conclusões destes estudos revelaram possibilidades favoráveis ao nível dos benefícios para o ensino e a aprendizagem. Entretanto alguns destes estudos sugerem a necessidade de se realizar novas pesquisas para investigar o uso dos médias em sala de aula e seu impacto na aprendizagem e nas práticas de ensino.