As atividades práticas são importantes para a construção do conhecimento, principalmente, em temas relacionados à disciplina de Biologia. Como recurso pedagógico, as escolas da rede estadual de ensino no Ceará, possuem Laboratório de Ensino de Ciências (LEC). Neste espaço é possível planejar e executar aulas, utilizando todos os protocolos de biossegurança, que são necessários para as boas práticas laboratoriais. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma atividade prática dentro do LEC para identificar o tipo sanguíneo de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no município de Caucaia-CE, bem como verificar os conhecimentos dos alunos sobre o tema abordado. No total, participaram desta atividade 91 alunos, divididos em 4 turmas. Os alunos foram apresentados ao tema a partir de uma aula expositiva dialogada. Em seguida, foi realizada a atividade prática no LEC, sob a supervisão do professor responsável pelo referido espaço e da professora de Biologia. Ao final, os estudantes responderam um questionário. 59,3% dos alunos afirmaram que não sabiam qual era o seu tipo sanguíneo. Já os estudantes que sabiam, disseram ter realizado o teste por meio do Sistema Único de Saúde - SUS (8,8%) ou laboratório particular (13,2%). Além disso, foi perguntado também sobre a aula no LEC. 70,3% dos discentes classificaram como “muito bom” a atividade prática sobre tipagem sanguínea. Já 87,9% dos educandos afirmaram que as atividades práticas são importantes na aprendizagem da disciplina de Biologia. Dessa maneira, compreendemos que as atividades práticas são essenciais na construção do conhecimento, pois promovem maior interação dos alunos, despertando a curiosidade sobre o assunto que está sendo abordado.