Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO DE ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112194
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4722
    "inscrito_id" => 12674
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO DE ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "A necessidade de reinvenção dos professores diante das demandas do ensino remoto emergencial impostas pela pandemia da COVID-19, levou à urgência em aprender e/ou aprimorar nossas habilidades a fim de ter o contato com estudantes mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Muitos professores desenvolveram um trabalho imensamente prolífico e rico durante esse período. Entretanto, essa produção parece ter se detido ao período do ensino remoto, sendo interrompida pelas demandas requeridas pelo retorno ao ensino presencial. O interesse da presente pesquisa surge da carência de material de referência acerca das possíveis mudanças no uso das TDIC após o referido período, fazendo-se necessário investigar os novos rumos do trabalho mediado por tecnologias. O objetivo geral do estudo é difundir práticas pedagógicas que visem propiciar o desenvolvimento do letramento digital crítico de estudantes de língua inglesa na educação básica, ou seja, a capacidade de utilizar de forma consciente e reflexiva as tecnologias digitais para a produção, análise e interpretação de textos na disciplina. A pesquisa adota metodologia qualitativa, por meio de elementos da pesquisa-ação, com análise de conteúdo dos dados gerados por meio de questionário online semiaberto respondido por professores/as de Língua Inglesa da Educação Básica do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de investigar os impactos da utilização de TDIC no trabalho pedagógico realizado por tais participantes. A análise inicial dos questionários, ainda em processo de aplicação, indica um aumento no conhecimento dos professores sobre o uso das TDIC no ensino. Observa-se também uma tendência à diminuição da utilização das TDIC no período de retorno das atividades presenciais. Com os resultados desta pesquisa, reforçamos a importância de uma abordagem pedagógica que seja sensível às demandas e desafios do mundo digital em constante evolução, além de visarmos o aproveitamento positivo de um legado do período pandêmico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12674_TB4722_22052024132549.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA PENHA DIAS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandapenha7@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112194
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4722
    "inscrito_id" => 12674
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO DE ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "A necessidade de reinvenção dos professores diante das demandas do ensino remoto emergencial impostas pela pandemia da COVID-19, levou à urgência em aprender e/ou aprimorar nossas habilidades a fim de ter o contato com estudantes mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Muitos professores desenvolveram um trabalho imensamente prolífico e rico durante esse período. Entretanto, essa produção parece ter se detido ao período do ensino remoto, sendo interrompida pelas demandas requeridas pelo retorno ao ensino presencial. O interesse da presente pesquisa surge da carência de material de referência acerca das possíveis mudanças no uso das TDIC após o referido período, fazendo-se necessário investigar os novos rumos do trabalho mediado por tecnologias. O objetivo geral do estudo é difundir práticas pedagógicas que visem propiciar o desenvolvimento do letramento digital crítico de estudantes de língua inglesa na educação básica, ou seja, a capacidade de utilizar de forma consciente e reflexiva as tecnologias digitais para a produção, análise e interpretação de textos na disciplina. A pesquisa adota metodologia qualitativa, por meio de elementos da pesquisa-ação, com análise de conteúdo dos dados gerados por meio de questionário online semiaberto respondido por professores/as de Língua Inglesa da Educação Básica do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de investigar os impactos da utilização de TDIC no trabalho pedagógico realizado por tais participantes. A análise inicial dos questionários, ainda em processo de aplicação, indica um aumento no conhecimento dos professores sobre o uso das TDIC no ensino. Observa-se também uma tendência à diminuição da utilização das TDIC no período de retorno das atividades presenciais. Com os resultados desta pesquisa, reforçamos a importância de uma abordagem pedagógica que seja sensível às demandas e desafios do mundo digital em constante evolução, além de visarmos o aproveitamento positivo de um legado do período pandêmico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12674_TB4722_22052024132549.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA PENHA DIAS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandapenha7@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A necessidade de reinvenção dos professores diante das demandas do ensino remoto emergencial impostas pela pandemia da COVID-19, levou à urgência em aprender e/ou aprimorar nossas habilidades a fim de ter o contato com estudantes mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Muitos professores desenvolveram um trabalho imensamente prolífico e rico durante esse período. Entretanto, essa produção parece ter se detido ao período do ensino remoto, sendo interrompida pelas demandas requeridas pelo retorno ao ensino presencial. O interesse da presente pesquisa surge da carência de material de referência acerca das possíveis mudanças no uso das TDIC após o referido período, fazendo-se necessário investigar os novos rumos do trabalho mediado por tecnologias. O objetivo geral do estudo é difundir práticas pedagógicas que visem propiciar o desenvolvimento do letramento digital crítico de estudantes de língua inglesa na educação básica, ou seja, a capacidade de utilizar de forma consciente e reflexiva as tecnologias digitais para a produção, análise e interpretação de textos na disciplina. A pesquisa adota metodologia qualitativa, por meio de elementos da pesquisa-ação, com análise de conteúdo dos dados gerados por meio de questionário online semiaberto respondido por professores/as de Língua Inglesa da Educação Básica do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de investigar os impactos da utilização de TDIC no trabalho pedagógico realizado por tais participantes. A análise inicial dos questionários, ainda em processo de aplicação, indica um aumento no conhecimento dos professores sobre o uso das TDIC no ensino. Observa-se também uma tendência à diminuição da utilização das TDIC no período de retorno das atividades presenciais. Com os resultados desta pesquisa, reforçamos a importância de uma abordagem pedagógica que seja sensível às demandas e desafios do mundo digital em constante evolução, além de visarmos o aproveitamento positivo de um legado do período pandêmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.