A necessidade de reinvenção dos professores diante das demandas do ensino remoto emergencial impostas pela pandemia da COVID-19, levou à urgência em aprender e/ou aprimorar nossas habilidades a fim de ter o contato com estudantes mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Muitos professores desenvolveram um trabalho imensamente prolífico e rico durante esse período. Entretanto, essa produção parece ter se detido ao período do ensino remoto, sendo interrompida pelas demandas requeridas pelo retorno ao ensino presencial. O interesse da presente pesquisa surge da carência de material de referência acerca das possíveis mudanças no uso das TDIC após o referido período, fazendo-se necessário investigar os novos rumos do trabalho mediado por tecnologias. O objetivo geral do estudo é difundir práticas pedagógicas que visem propiciar o desenvolvimento do letramento digital crítico de estudantes de língua inglesa na educação básica, ou seja, a capacidade de utilizar de forma consciente e reflexiva as tecnologias digitais para a produção, análise e interpretação de textos na disciplina. A pesquisa adota metodologia qualitativa, por meio de elementos da pesquisa-ação, com análise de conteúdo dos dados gerados por meio de questionário online semiaberto respondido por professores/as de Língua Inglesa da Educação Básica do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de investigar os impactos da utilização de TDIC no trabalho pedagógico realizado por tais participantes. A análise inicial dos questionários, ainda em processo de aplicação, indica um aumento no conhecimento dos professores sobre o uso das TDIC no ensino. Observa-se também uma tendência à diminuição da utilização das TDIC no período de retorno das atividades presenciais. Com os resultados desta pesquisa, reforçamos a importância de uma abordagem pedagógica que seja sensível às demandas e desafios do mundo digital em constante evolução, além de visarmos o aproveitamento positivo de um legado do período pandêmico.