A CRIANÇA, A INFÂNCIA E O BRINCAR EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
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Problematizamos as noções de infância, de criança e de brincar a partir de um campo específico do conhecimento: a Psicologia Histórico-Cultural e nela ancoramos a nossa perspectiva epistemológica de pensar essas noções em um tempo-espaço determinado pela história e pela cultura. Integrar a educação com a brincadeira, na Educação Infantil, passa pela forma como a criança é vista e entendida. Perceber a criança em sua condição real, de ser que transforma e é transformado, leva-nos a pensar em práticas que favoreçam sua inserção na cultura produzida pela humanidade. Assim, o profissional da Educação Infantil precisa articular e integrar ações que determinem rotina, tempos, espaços e a utilização de materiais, de brinquedos, com propostas que considerem e valorizem as diferentes maneiras de ser criança. Nos discursos acadêmicos se consolidou a noção de que o brincar deve ser o eixo principal das atividades desenvolvidas nas escolas de Educação Infantil. 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