A abordagem dada a uma Geografia Geral trouxe ganhos incalculáveis para o desenvolvimento da Geografia enquanto Ciência e como componente curricular, porém a exclusão da Geografia Local/Regional dos currículos na educação básica das redes estaduais e municipais para atender a uma demanda de padronização nacional do ensino distanciou os discentes do que é tido como de grande relevância para esta ciência que é o espaço vivido, o lugar. Assim, este estudo objetiva compreender o entendimento que os docentes têm acerca da Geografia Local/Regional como componente curricular com vistas a formação de um ser com pensamento espacial. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória mediante a aplicação de questionários semiestruturados com os professores que lecionam Geografia na rede municipal de ensino de Patos-PB para identificar as formas que estes usam para abordarem temas relacionados ao espaço vivido pelos discentes, bem como o nível de conhecimento que eles têm deste espaço. Constatou-se que os professores de forma unânime entendem a importância de uma carga horária dedicada ao estudo do lugar, pois presenciam no dia a dia um baixo nível de conhecimento acerca de temas ligados ao lugar. Infere-se que o conhecimento se torna ampliado quando parte-se do local para o global, uma vez que os discentes já possuem conhecimentos prévios deste. Com uma gama de conhecimentos acerca do lugar estes se tornam críticos a ponto de superarem as desigualdades sociais impostas ao meio onde vivem.