Este estudo se propõe a realizar uma análise da implementação de aulas práticas sobre peixes ósseos, ministradas no laboratório de uma instituição de ensino superior pública, para estudantes da disciplina de Biologia Aquática, oferecida na graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A metodologia adotada envolveu a preparação de um roteiro de aula prática, que foi apresentado aos alunos com explicações claras sobre os objetivos da aula. A aula foi dividida em três etapas principais: observação e manuseio das espécies, identificação das estruturas anatômicas, internas e externas, e a representação das espécies e de suas respectivas estruturas a partir de desenhos científicos elaborados pelos estudantes. As estruturas que os alunos tiveram que identificar foram olhos, narinas, boca, opérculo, nadadeiras, ânus, escamas, linha lateral, dentes, língua, câmara branquial, coração, fígado, estômago e intestino. Durante o processo de identificação, os alunos foram instigados a observar e discutir as diferenças morfológicas e estruturais entre as espécies. Além disso, foram conduzidas discussões sobre os diferentes hábitos e nichos ecológicos de cada espécie, proporcionando uma compreensão mais profunda da diversidade das espécies e do habitat onde elas se encontram. Na sequência, os alunos elaboram um relatório contendo todos os passos da prática e os desenhos científicos. Os participantes das aulas relatam aspectos positivos no processo de aprendizagem referente a prática. O objetivo principal deste estudo é abrir um diálogo sobre a importância de incorporar métodos de ensino não convencionais no currículo tradicional. Argumenta-se que tais métodos, como a aula prática descrita, podem complementar e enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos, promovendo habilidades como pensamento crítico, criatividade e inovação. Ao destacar a relevância e os benefícios dessas abordagens alternativas, espera-se inspirar uma reflexão sobre a forma como o ensino é concebido e implementado, visando uma educação mais dinâmica e eficaz para os estudantes.