O presente trabalho busca destacar a utilização do podcast como ferramenta para estudo e construção de narrativas docentes, pautado nas experiências da profissão e dos saberes necessários a prática docente. A vivência foi realizada junto à turma 2024.1 do curso de Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na disciplina de Pesquisa Aplicada à Educação. É perceptível que a sociedade contemporânea demanda intervenções que possam transformar a prática docente, visto que as mudanças proporcionadas pela tecnologia encontram-se em uma espiral de constante evolução; posto isso, sinalizamos a utilização do podcast como alternativa viável à prática docente. Atrelado à educação, percebemos as potencialidades de utilização da ferramenta para promover reflexões acerca da rotina vivida, pelos participantes do processo, sempre tendo como ponto de partida um tema central dentro de um tempo acordado entre os participantes. Como referencial teórico utilizamos Meijer, Paulino e Reis (2019), sobre os saberes docentes de humanização; Goodson (2017), ao tratar das narrativas de vida; Hernández (2019), associa as narrativas na pesquisa em educação. E os temas desenvolvidos para gravação do material foram: 1. Racismo, 2. Intolerância Religiosa, 3. LGBTfobia, 4. Violência de Gênero. Tais tópicos surgiram de debates fomentadas em outra disciplina, intitulada de Ensino e Formação Docente, que trata da Didática e práticas no ensino superior. Muito embora alguns pequenos contratempos de ordem técnica tenham sido observados, os resultados colhidos com as interações e produções audiovisuais nos fazem acreditar que é uma ferramenta perfeitamente factível e profícua para práticas educativas em constantes conexões com os contextos plurais em torno dos quais o multiverso educacional gravita.