O presente estudo é resultado de uma pesquisa descritiva de cunho bibliográfica tem como finalidade abordar um dos temas mais discutidos nas comunidades acadêmicas, médicas e educacionais, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Nesse contexto, muito se fala sobre o assunto na contemporaneidade, tem-se mostrado pertinente e vem despertando interesse de diversos estudiosos, sobre o tema supracitado. Chamamos atenção das pessoas para um detalhe, muitos indivíduos que sofrem de TDAH, podem passar o resto da vida sendo acusado injustamente de indisciplinado, mal-educado, preguiçosos, desatenciosos, desequilibrados, justamente porque não foi diagnosticado corretamente e muito menos tratado a tempo. Nesse sentido, o maior problema referente ao TDAH, está em face do desconhecimento das pessoas no âmbito escolar e familiar. Buscamos neste estudo um tema de alta complexidade e contemporâneo, sobre uma Política Pública de inclusão tão esperada pelas famílias e por aqueles que sofrem de Transtornos do Neurodesenvolvimento dos quais, está inserido o TDAH. Todo o ser humano tem o direito de viver dignamente.