Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERSECÇÃO ENTRE LINGUAGENS E TEATRALIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113060
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5959
    "inscrito_id" => 9636
    "titulo" => "INTERSECÇÃO ENTRE LINGUAGENS E TEATRALIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A expressão artística/teatro contribui para um aprendizado significativo em um ambiente de de ensino interativo e reflexivo, que poderá contribuir com a formação do indivíduo e a construção de saberes fundamentais para a interação entre as pessoas. Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de analisar a intersecção entre linguagens e teatralidades, abordando uma perspectiva interdisciplinar que envolve linguagens, literatura e oralidades, no contexto da comunicação humana e da expressão artística, no ambiente da sala de aula. Esta pesquisa fundamenta-se na abordagem dialógica de Bakhtin (2003), nos pressupostos literários de Cândido (1989) e nos postulados das artes teatrais de Stanislavski (1999). Com base em um estudo bibliográfico, esta pesquisa de cunho exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, descreve uma proposta de ensino de leitura e de escrita por meio de atividades teatrais, que estimulam a reflexão, a criatividade e a expressão dos participantes, no ambiente da sala de aula. A proposta de ensino revela que o teatro, como uma forma de expressão, utiliza a língua e as muitas linguagens como veículo de comunicação e expressão artística; abrange elementos como diálogos, monólogos, linguagem corporal e gestualidade, que contribuem para a construção de significados e narrativas ricas e multifacetadas. As oralidades presentes em textos teatrais, como sotaques, entonações e ritmos de fala, e sua contribuição para a construção de personagens e atmosferas, enriquecem a compreensão e a interpretação de diferentes textos. Dessa forma, o teatro emerge não apenas como uma forma de entretenimento, mas como uma poderosa ferramenta educacional. Ele promove a reflexão crítica, a criatividade e a expressão individual, ao mesmo tempo em que desenvolve competências comunicativas e valoriza a diversidade cultural e linguística."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9636_TB5959_23052024230738.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Raimunda Gomes"
    "autor_email" => "raimundinhagomes@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113060
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5959
    "inscrito_id" => 9636
    "titulo" => "INTERSECÇÃO ENTRE LINGUAGENS E TEATRALIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A expressão artística/teatro contribui para um aprendizado significativo em um ambiente de de ensino interativo e reflexivo, que poderá contribuir com a formação do indivíduo e a construção de saberes fundamentais para a interação entre as pessoas. Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de analisar a intersecção entre linguagens e teatralidades, abordando uma perspectiva interdisciplinar que envolve linguagens, literatura e oralidades, no contexto da comunicação humana e da expressão artística, no ambiente da sala de aula. Esta pesquisa fundamenta-se na abordagem dialógica de Bakhtin (2003), nos pressupostos literários de Cândido (1989) e nos postulados das artes teatrais de Stanislavski (1999). Com base em um estudo bibliográfico, esta pesquisa de cunho exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, descreve uma proposta de ensino de leitura e de escrita por meio de atividades teatrais, que estimulam a reflexão, a criatividade e a expressão dos participantes, no ambiente da sala de aula. A proposta de ensino revela que o teatro, como uma forma de expressão, utiliza a língua e as muitas linguagens como veículo de comunicação e expressão artística; abrange elementos como diálogos, monólogos, linguagem corporal e gestualidade, que contribuem para a construção de significados e narrativas ricas e multifacetadas. As oralidades presentes em textos teatrais, como sotaques, entonações e ritmos de fala, e sua contribuição para a construção de personagens e atmosferas, enriquecem a compreensão e a interpretação de diferentes textos. Dessa forma, o teatro emerge não apenas como uma forma de entretenimento, mas como uma poderosa ferramenta educacional. Ele promove a reflexão crítica, a criatividade e a expressão individual, ao mesmo tempo em que desenvolve competências comunicativas e valoriza a diversidade cultural e linguística."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9636_TB5959_23052024230738.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Raimunda Gomes"
    "autor_email" => "raimundinhagomes@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A expressão artística/teatro contribui para um aprendizado significativo em um ambiente de de ensino interativo e reflexivo, que poderá contribuir com a formação do indivíduo e a construção de saberes fundamentais para a interação entre as pessoas. Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de analisar a intersecção entre linguagens e teatralidades, abordando uma perspectiva interdisciplinar que envolve linguagens, literatura e oralidades, no contexto da comunicação humana e da expressão artística, no ambiente da sala de aula. Esta pesquisa fundamenta-se na abordagem dialógica de Bakhtin (2003), nos pressupostos literários de Cândido (1989) e nos postulados das artes teatrais de Stanislavski (1999). Com base em um estudo bibliográfico, esta pesquisa de cunho exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, descreve uma proposta de ensino de leitura e de escrita por meio de atividades teatrais, que estimulam a reflexão, a criatividade e a expressão dos participantes, no ambiente da sala de aula. A proposta de ensino revela que o teatro, como uma forma de expressão, utiliza a língua e as muitas linguagens como veículo de comunicação e expressão artística; abrange elementos como diálogos, monólogos, linguagem corporal e gestualidade, que contribuem para a construção de significados e narrativas ricas e multifacetadas. As oralidades presentes em textos teatrais, como sotaques, entonações e ritmos de fala, e sua contribuição para a construção de personagens e atmosferas, enriquecem a compreensão e a interpretação de diferentes textos. Dessa forma, o teatro emerge não apenas como uma forma de entretenimento, mas como uma poderosa ferramenta educacional. Ele promove a reflexão crítica, a criatividade e a expressão individual, ao mesmo tempo em que desenvolve competências comunicativas e valoriza a diversidade cultural e linguística.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.