A expressão artística/teatro contribui para um aprendizado significativo em um ambiente de de ensino interativo e reflexivo, que poderá contribuir com a formação do indivíduo e a construção de saberes fundamentais para a interação entre as pessoas. Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de analisar a intersecção entre linguagens e teatralidades, abordando uma perspectiva interdisciplinar que envolve linguagens, literatura e oralidades, no contexto da comunicação humana e da expressão artística, no ambiente da sala de aula. Esta pesquisa fundamenta-se na abordagem dialógica de Bakhtin (2003), nos pressupostos literários de Cândido (1989) e nos postulados das artes teatrais de Stanislavski (1999). Com base em um estudo bibliográfico, esta pesquisa de cunho exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, descreve uma proposta de ensino de leitura e de escrita por meio de atividades teatrais, que estimulam a reflexão, a criatividade e a expressão dos participantes, no ambiente da sala de aula. A proposta de ensino revela que o teatro, como uma forma de expressão, utiliza a língua e as muitas linguagens como veículo de comunicação e expressão artística; abrange elementos como diálogos, monólogos, linguagem corporal e gestualidade, que contribuem para a construção de significados e narrativas ricas e multifacetadas. As oralidades presentes em textos teatrais, como sotaques, entonações e ritmos de fala, e sua contribuição para a construção de personagens e atmosferas, enriquecem a compreensão e a interpretação de diferentes textos. Dessa forma, o teatro emerge não apenas como uma forma de entretenimento, mas como uma poderosa ferramenta educacional. Ele promove a reflexão crítica, a criatividade e a expressão individual, ao mesmo tempo em que desenvolve competências comunicativas e valoriza a diversidade cultural e linguística.