O Calendário de Campanhas de Conscientização é uma importante ferramenta na promoção de ações e mobilizações em prol de diversas causas e temas relevantes para a sociedade. Ao longo do ano, são destacadas datas específicas que visam aumentar a conscientização, sensibilização à população e fomentar a discussão sobre questões de saúde, direitos humanos, meio ambiente, diversidade, entre outros assuntos cruciais para o bem-estar coletivo. Sobre o presente calendário colorido e condições específicas, como estratégia de prevenção, elaboramos por meio de palestras, eventos, oficinas, ações específicas dinamizadas por membros da educação e saúde, incluindo alunos dos Cursos de Pedagogia, Biologia e Educação Física da UNIG, personalizando o calendário colorido específico como uma ação disseminadora no cotidiano escolar. Nesse sentido, o presente projeto busca conscientizar os alunos das escolas da rede pública no Município de Nova Iguaçu(RJ), que possui em média 147 escolas, onde num primeiro momento relacionamos 30% delas tendo como referência a indicação do SOE e SOP da SEMED. De posse das listagens das escolas, tornou-se necessário agendamento com as respectivas diretoras, coordenadoras pedagógicas e educacionais de cada escola. Por mais interessante que seja a proposta deste projeto, é fundamental que todos da família e da equipe das escolas estejam igualmente engajados com a causa. Desta forma, em seguida, convidaremos os membros da equipe pedagógica das escolas e estaremos aplicando dois questionários com perguntas produzidas durante as observações dessas profissionais, sendo um de imediato e o outro após a finalização das dinamizações propostas no projeto. Após leitura exaustiva do material coletado no segundo semestre, procederemos a análise do conteúdo (BARDIN,2016). Acreditamos assim, minimizar os perigos causados por algumas doenças por meio de debates e troca de experiências com pessoas que superam a doença compreendendo como estratégia de prevenção de doenças contemporâneas propostas neste projeto possivelmente minimizará como forma de distingui-las.