Este trabalho apresenta o relato de uma experiência vivenciada durante a sétima edição da gincana de matemática de uma escola da rede municipal de ensino de Arapiraca (AL), e teve por objetivo analisar o processo de elaboração, preparação e execução da gincana, além de suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem do corpo discente escolar, especialmente, na disciplina de matemática. Como respaldo teórico para a proposta adotada, considerou-se as ideias de autores que discorrem sobre o tema, tais como Onuchic (1999), Tolomei (2017), Pedreira (2018), dentre outros. Para tanto, fez-se uma análise qualitativa, onde pode-se discorrer a cerca dos principais pontos positivos e negativos da realização da dinâmica com as turmas de sextos aos nonos anos, dos turnos matutino e vespertino, da respectiva escola. Os resultados apontam que a gincana promoveu uma competição saudável entre os alunos das diversas séries, incentivando sua criatividade e o desenvolvendo de práticas de raciocínio lógico matemático, trabalho coletivo, e leitura e escrita, trabalhando suas habilidades motoras, emocionais e sociais. Espera-se que esse trabalho conduza outros profissionais de educação a refletirem sobre a possibilidade de realizarem esse tipo de atividade em seu ambiente de trabalho, e que esse texto sirva de subsidio para futuras investigações na área.