A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a um público que foi privado ou excluído do processo de escolarização na idade própria. O analfabetismo é um problema que o Brasil enfrenta a muitos anos, isso se dá por diversos fatores incluindo os investimentos na educação, conhecimento, entre outros fatores que contribuem para que esse processo não ocorra. Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de alfabetização e letramento adotado pela escola municipal de Paço do Lumiar. Para se chegar a esse objetivo, buscou-se refletir sobre a concepção de alfabetização e letramento na EJA; conhecer a metodologia utilizada no processo e contribuir com reflexões no que se diz respeito à melhoria do processo de alfabetização e letramento. Para isso, foi adotada uma pesquisa qualitativa, a qual foi feita a observação participante. Os instrumentos utilizados foram o diário de bordo e entrevista. As aulas na turma observada são realizadas por uma professora regente que recebe auxílio de outras professoras. A turma conta com alunos de diferentes idades, além de ser uma turma mista. A pesquisa bibliográfica realizada antes de ir a campo foi fundamental para entender sobre o processo de alfabetização e letramento na teoria e como ele acontece na prática. Para isso buscou-se autores fundamentais que trabalham com EJA, alfabetização e letramento, como FREIRE (2011), BRANDÃO (1981), SAVIANI (1991), GADOTTI (1996), SOUZA (2008), entre outros autores essenciais para o desenvolvimento da pesquisa. Percebeu-se que apesar dos avanços da EJA nos últimos anos, ainda falta uma devida atenção a essa modalidade, assim também como falta de prática voltada a realidade desses indivíduos, como planejamento. Sugere-se um trabalho voltado para esse aluno, para que ele possa não apenas dominar o código escrito, mas também questionar seu dia-a-dia.