Em 2021 ocorreu o centenário de Paulo Freire e toda área educacional cujas bases estão alicerçadas numa perspectiva crítica e popular comemoram, acima de tudo, as ideias do autor e a reinvenção dessas ideias na atualidade. O objetivo da pesquisa é analisar as ideias freirianas no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Pedagogia esta, em processo de construção ao longo das últimas décadas e muito embasada no pensamento de Paulo Freire e outros pensadores críticos. A metodologia do trabalho é qualitativa, recorrendo as obras de referências de Paulo Freire e obras de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia. A pesquisa se dividi em duas partes, na primeira apresentamos e contextualizamos a pesquisa de textos de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia no Brasil nas duas últimas décadas deste século. Na segunda, apontamentos características da Pedagogia Espacial baseada em Milton Santos e Paulo Freire. Como professores de geografia devemos reinventar as ideias freirianas e manter sempre o diálogo potente com a educação geográfica. Esse é o desafio rumo a construção e efetivação da pedagogia espacial em nossas escolas, especialmente em tempos opressores que vivemos no mundo hoje. Devemos aprender com Paulo Freire e esperançar por tempos melhores, mas esses só virão, com a prática transformadora rumo a educação libertadora.