O artigo trata de reflexões acerca das formas de mediações de conflitos realizadas em escola pública da rede municipal de Fortaleza/CE. As reflexões nasceram de uma pesquisa exploratória inicial que inquietou os autores deste artigo, no sentido de compreender como as mediações de conflitos são realizadas no ambiente escolar sob os olhares dos/as docentes, a fim de perceber as impressões a partir das interações sociais na rotina institucional. Escolhemos como referencial teórico as discussões embasadas em Foucault (2009) na perspectiva do entendimento do controle na instituição escolar como mecanismo de vigilância e disciplina; o conceito de mediações no pensamento de Paulo Freire (1970) como um facilitador de diálogo crítico e reflexivo na conexão humana e libertadora; e o conflito amparado na visão simmeliana sendo um fenômeno de transformação social, entre outros teóricos. Optamos como caminho metodológico uma abordagem qualitativa, favorecendo a percepção dos/as docentes enquanto sujeitos da ação captados no procedimento de roda de conversa, diário de campo e observação participante; agregados por bibliografias sobre a temática e os documentos utilizados pela escola. Como resultados, apontamos algumas reflexões iniciais sobre a temática sem a intenção de exaurir as discussões. Portanto, não temos conclusões definitivas, porque essa pesquisa encontra-se em caráter exploratório inicial.