Esta pesquisa aponta a ludicidade como parte do alicerce no desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantil, este estudo tem como objetivo averiguar a prática pedagógica dos professores diante da contribuição do lúdico na educação infantil, ressaltando a Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Trata-se de entender como os jogos e brincadeiras na primeira infância enriquecem os estímulos cognitivos na educação infantil, de maneira significativa, na ação pedagógica da rotina escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo com a abordagem qualitativa em uma escola pública municipal de uma cidade do agreste pernambucano, tendo como referenciais teóricos, Oliveira (2016), Vieira (2018), Piaget (1971), Vygotsky (1998), entre outros autores que corroboram com o estudo. A ludicidade pode ser trabalhada em diversos campos relacionados com a criança, como o social, cognitivo, pessoal e cultural. Entretanto mostrar aos mediadores que os diversos jogos e brincadeiras poderão influenciar positivamente no processo educativo e tornar o ensino-aprendizagem mais prazeroso e dinâmico. O resultado apontou a magnitude da ludicidade, do brincar e das brincadeiras como elemento fundamental para o amadurecimento da criança na educação infantil, destinando-se por meio de atribuições lúdicas em sala de aula, a criança desenvolve sua autoestima e imaginação. Mas, é primordial que o educador inclua o brincar em um projeto educativo continuo e, que tenha objetivos e convicção da seriedade de sua ação em relação ao aprendizado da criança.