O estágio obrigatório é uma oportunidade que o licenciando tem para poder colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação. É através das atividades de observação e regência, que os discentes experienciam o funcionamento do espaço escolar, bem como os desafios enfrentados pelos docentes em sala de aula. Piaget aborda a combinação entre o potencial humano e as condições oferecidas pelo meio. Diante da relevância da temática, este trabalho tem como objetivo relatar os desafios vivenciados durante o estágio obrigatório de observação e regência do ensino fundamental, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em uma escola municipal localizada no sertão-central cearense. Além do exposto, pretende-se relacionar essa experiência com aporte teórico relacionado às interferências das condições do ambiente escolar no processo de ensino-aprendizagem. Durante a realização do estágio observou-se diversas limitações relacionadas à estrutura e insumos ofertados pela escola, tornando o ambiente desconfortável tanto para os alunos como para os docentes, sendo estas interferências relacionadas ao desconforto térmico, barulho excessivo, rede elétrica precária e ausência de laboratório de ciências. Conforme a situação descrita, o desafio docente em oportunizar um ambiente propício para o ensino-aprendizagem se torna desafiador, reforçando a relevância da estrutura escolar para a realização de regências com qualidade, segurança que propiciem aos alunos a absorção do conteúdo, além de uma alfabetização científica adequada a sua faixa etária e realidade local.