A resolução CONAMA de nº 001, descreve o termo impacto ambiental enquanto toda alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas. Ao longo percurso histórico em nossos ideários de industrialização e urbanização, nós, seres humanos nos embasamos numa lógica de desenvolvimento degradante e predatória, a qual, nos dias atuais, são percebidas através de impactos diversos, quer seja no meio físico: no subsolo, nas águas, e no ar, alterando o clima ou, por sua vez, prejudicando os ecossistemas (fauna e flora) pelo desmatamento ou caça desenfreada de inúmeras espécies de seres vivos. Provocando propositalmente, desdobramentos de grandes magnitudes que tendem a prejudicar de imediato, a médio ou longo prazo a vida dos seres vivos como um todo. Isto posto, o presente trabalho busca levantar reflexões acerca da importância do letramento climático nas salas de aula, com o intuito de possibilitar que as novas gerações, desde a tenra idade possam compreender que nossas ações diárias podem afetar o meio ambiente de diferentes maneiras. Nesta investigação, entende-se por letramento climático a educação e compreensão dos impactos das ações antrópicas no meio ambiente. O referido trabalho de cunho bibliográfico, destaca-se por sua abordagem qualitativa e seu caráter descritivo e exploratório. Enquanto resultados iniciais desta investigação, pode-se descrever a necessidade de (i) fomentar a consciência climática de nossos estudantes, (ii) desenvolver atividades que possibilitem que as teorias desemboquem em ações junto aos discentes e (iii) facilitar o desenvolvimento de reflexões que alinhem o ideário de urbanização ao conceito de sustentabilidade.