CONTRINBUIÇÕES FREIREANAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: PORQUE TODO DIA É TERÇA-FEIRA!
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108879 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 26 "inscrito_id" => 2773 "titulo" => "CONTRINBUIÇÕES FREIREANAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: PORQUE TODO DIA É TERÇA-FEIRA!" "resumo" => "O educador não nasce feito ou pré-destinado, a profissão de educador não pode ser vista como um dom, um sacerdócio ou uma idealização, mas como um processo em processo. O processo de formação aglutina toda a vida – pessoal e escolar – de quem opta por esse caminho. Por isso, na formação docente todo dia é (e precisa ser) terça-feira, porque todo dia é dia de aprender algo sobre o ofício. Este artigo objetiva elencar as contribuições freireanas para a formação inicial docente, analisando a contemporaneidade de seus ensinamentos propositivos de uma educação libertadora por meio de práticas transformadoras, humanizadoras e conscientizadoras das mudanças nas relações entre os seres, e entre a educação e a sociedade. Para tanto, a partir da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa-interpretativista, serão estabelecidos diálogos com outros teóricos que discutem temas como: educação libertadora, linguagem, registro em sala, saber de experiência feito, sulear e reflexão sobre a prática. Ao discutir a contemporaneidade de Freire busca-se salientar a importância de uma formação docente crítico-transformadora. Supõe-se que a obra freiriana seja um caminho possível para a construção de uma identidade docente que considere a ontoepisteme do licenciando, indo além das políticas e práticas neoliberais propostas implicitamente por meio da BNC-Formação, trazendo paradigmas contra-hegemônicos já presentes na obra freireana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2773_TB26_12012024172403.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCIONE ALVES DE OLIVEIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ALCIONE" "autor_email" => "profalcione@ufam.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108879 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 26 "inscrito_id" => 2773 "titulo" => "CONTRINBUIÇÕES FREIREANAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: PORQUE TODO DIA É TERÇA-FEIRA!" "resumo" => "O educador não nasce feito ou pré-destinado, a profissão de educador não pode ser vista como um dom, um sacerdócio ou uma idealização, mas como um processo em processo. O processo de formação aglutina toda a vida – pessoal e escolar – de quem opta por esse caminho. Por isso, na formação docente todo dia é (e precisa ser) terça-feira, porque todo dia é dia de aprender algo sobre o ofício. Este artigo objetiva elencar as contribuições freireanas para a formação inicial docente, analisando a contemporaneidade de seus ensinamentos propositivos de uma educação libertadora por meio de práticas transformadoras, humanizadoras e conscientizadoras das mudanças nas relações entre os seres, e entre a educação e a sociedade. Para tanto, a partir da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa-interpretativista, serão estabelecidos diálogos com outros teóricos que discutem temas como: educação libertadora, linguagem, registro em sala, saber de experiência feito, sulear e reflexão sobre a prática. Ao discutir a contemporaneidade de Freire busca-se salientar a importância de uma formação docente crítico-transformadora. Supõe-se que a obra freiriana seja um caminho possível para a construção de uma identidade docente que considere a ontoepisteme do licenciando, indo além das políticas e práticas neoliberais propostas implicitamente por meio da BNC-Formação, trazendo paradigmas contra-hegemônicos já presentes na obra freireana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2773_TB26_12012024172403.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCIONE ALVES DE OLIVEIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ALCIONE" "autor_email" => "profalcione@ufam.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }